Evento quer valorizar produtos como os queijos artesanais produzidos em Minas

Definidos nome e programação de evento sobre produtos mineiros

Ciclo de debates da Assembleia Legislativa dará destaque à produção de queijo, café, azeite de oliva, mel e vinho.

26/09/2017 - 12:46

O Ciclo de Debates Produtos Especiais de Minas: As Tecnologias e os Mineiros em Destaque será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro deste ano. As palestras e painéis do evento vão tratar da produção de queijos artesanais, cafés especiais, vinhos, mel e azeite de oliva.

A estrutura da programação foi definida nesta terça-feira (26/9/17), durante a segunda reunião preparatória, que contou com a presença de representantes das entidades civis e dos órgãos públicos parceiros da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Além de divulgar os casos de sucesso da agropecuária mineira, que buscam aliar os avanços tecnológicos e a tradição culinária, o ciclo de debates abordará temas como a responsabilidade ambiental e a inserção dos produtos nos mercados nacional e internacional. Ao longo da programação, serão promovidas duas palestras-magna e quatro painéis.

A palestra “Cenário da Agropecuária em Minas Gerais” abrirá o primeiro dia do evento, seguida pelos painéis sobre queijos artesanais e azeite de oliva. O segundo dia de programação contará com a exposição “Produção agropecuária e responsabilidade ambiental” e dois painéis sobre vinhos e cafés especiais produzidos no Estado.

Durante a reunião, foram sugeridas ainda a participação de produtores, agentes públicos e pesquisadores com perfis e conhecimentos adequados aos objetivos dos debates. No próximo encontro, a ser realizado no dia 3 de outubro, às 9h30, serão definidos os nomes dos palestrantes.