A comissão organizadora para a construção da estrutura do evento realizará encontros até o início de agosto

Parceria viabiliza fórum do livro a partir de agosto

ALMG e Executivo vão envolver diversos segmentos da sociedade na elaboração de políticas públicas para o setor.

27/07/2017 - 16:29

A partir de 29 de agosto, o Legislativo e o Executivo vão trabalhar juntos na realização de um fórum técnico para a elaboração do plano estadual do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas. O documento vai conter as políticas públicas para a valorização e desenvolvimento de ações relacionadas a esses eixos. O evento é uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação.

Até o início de agosto, serão realizados encontros da comissão organizadora para a construção da estrutura do evento. O lançamento do fórum deve ser realizado em solenidade na Assembleia de Minas em meados de agosto.

A etapa de interiorização será conduzida pelo Executivo. Já a etapa final, em Belo Horizonte, será feita pelo Legislativo mineiro, que vai reunir as propostas vindas do interior e consolidá-las a partir da votação na plenária final.

As cidades que vão receber o fórum são Varginha (Sul de Minas), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri). Essa etapa deve ser finalizada em outubro. Será feita, ainda, uma apresentação  do evento em Araxá, em novembro, durante o Festival Literário (Fliaraxá).

Além da interiorização, haverá uma consulta pública online para coletar as sugestões da população. A plenária final está prevista para o final de novembro, quando as propostas discutidas no interior serão votadas na ALMG.