Na reunião, foi aprovada também visita à Secretaria de Estado de Educação

Comissão discutirá atendimento em MG a aluno com deficiência

Deputados querem verificar eficiência do processo de inclusão destes estudantes especiais em salas de aulas regulares.

20/06/2017 - 17:28

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta terça-feira (20/6/17) requerimento para debater, em audiência pública, a oferta de profissionais de apoio para o atendimento dos alunos com deficiência nas escolas da rede estadual. A reunião, em conjunto com a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, atende a requerimento do deputado Duarte Bechir (PSD), presidente desta comissão.

De acordo com o parlamentar, a comissão tem recebido diversos relatos dando conta do aumento no número de alunos com deficiência transferidos para classes comuns e da diminuição de profissionais de apoio para o atendimento desses estudantes.

"Garantir o acesso à educação em salas sem atender às necessidades educativas especiais é perpertuar a exclusão", afirmou Duarte Bechir.

Na mesma reunião foi aprovado outro requerimento, do deputado Ivair Nogueira (PMDB), para realizar visita técnica à Secretária de Estado da Educação com o objetivo de entregar o relatório de outra visita, à Escola Estadual Cândido Portinari, em Betim (RMBH), para verificar as condições das instalações fisicas da instituição.

Ainda durante a reunião, a diretora executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), professora Sueli Duque Rodarte, pediu o apoio da comissão para acelerar a tramitação do Projeto de Lei (PL) 2.882/15, do governador, que traz o Plano Estadual de Educação, cujo aprimoramento motivou intensos debates no Parlamento mineiro.

Consulte  o resultado da reunião.