Participam do programa um cirurgião cardiovascular e uma neuropsicóloga - Arquivo/ALMG

Uso de marca-passos é tema do Panorama

Programa da TV Assembleia esclarece dúvidas e desfaz mitos sobre aparelho usado por quem tem ritmo cardíaco alterado.

26/09/2016 - 11:48

A proposta do Panorama desta semana é esclarecer dúvidas e desfazer alguns mitos que envolvem o uso dos marca-passos. O programa vai ao ar nesta terça-feira (27/9/16), às 8h30, pela TV Assembleia. Para discutir o assunto, foram convidados o cirurgião cardiovascular Renato Bráulio e a neuropsicóloga Luciana Alves.

Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

No programa, Renato Bráulio explica como é feita a cirurgia para a implantação do marca-passo e quais os cuidados rotineiros que devem ser tomados pelos pacientes após o implante. Segundo ele, os marca-passos são aparelhos muito seguros, que não costumam apresentar problemas técnicos, mas o acompanhamento médico constante é fundamental. “Em geral, são necessárias consultas semestrais”, afirma o médico.

Já para Luciana Alves, presidente da ONG Clube do Marcapasso, cujo objetivo é divulgar informações para os portadores do aparelho, são muitas as dúvidas de quem começa a usar o marca-passo, sejam elas sobre as restrições às atividades físicas ou sobre o contato com aparelhos elétricos. “Tem gente que fica com medo até na hora de uma tempestade, achando que pode atrair um raio, o que não é verdade”, exemplifica.

O programa vai falar, ainda, sobre os vários tipos de marca-passo que existem no mercado, as restrições para os portadores passarem por detectores de metais em bancos e aeroportos e, ainda, vários outros mitos ligados à utilização do aparelho.

Reprises - O programa tem reprises às 19h30 desta terça-feira (27) e à 1 da manhã de quarta (28).