Exploração de fontes de águas minerais motiva reunião
Audiência vai abordar o rompimento de contrato para venda de águas de Araxá, Lambari, Cambuquira e Caxambu.
03/06/2015 - 12:36Com o objetivo de debater o rompimento do contrato da Copasa com a Codemig para a exploração de água mineral, será realizada uma reunião da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (9/6/15), às 10 horas, no Auditório. O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) é o autor do requerimento para a reunião.
O anúncio oficial da quebra do contrato foi divulgado no dia 14 de maio. A Copasa, que tinha a concessão para a exploração por meio de sua subsidiária Águas Minerais de Minas, permaneceu no controle das fontes de Araxá (Alto Paranaíba), Cambuquira, Caxambu e Lambari (as três do Sul de Minas) até 1º de junho. A partir dessa data, a Codemig poderá fechar um contrato tampão com a Copasa até que uma nova concessionária assuma a exploração e o envasamento das águas.
De acordo com o deputado Dalmo Ribeiro Silva, o rompimento do contrato pode vir a causar grandes prejuízos para essas estâncias hidrominerais. "O Governo do Estado precisa explicar os motivos que o fizeram paralisar o envasamento das águas minerais, e, ainda, apresentar o novo modelo de gestão proposto e dizer se incluirá a participação dessas cidades", afirma.
Convidados – Foram convidados para a audiência pública os prefeitos de Araxá, Cambuquira, Caxambu e Lambari, Aracely de Paula, Evanderson Xavier, Ojandir Ubirajara Belini e Sérgio Teixeira, respectivamente; a diretora-presidente da Copasa, Sinara Chenna; e o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco.