Paulo Paim (centro) foi deputado federal por quatro mandatos e está em seu segundo mandato como senador pelo Rio Grande do Sul

Senador Paulo Paim recebe título de cidadão honorário de MG

Parlamentar foi homenageado em Reunião Especial de Plenário realizada nesta sexta-feira (29).

29/05/2015 - 19:21

O senador Paulo Paim (PT-RS) recebeu o título de cidadão honorário de Minas Gerais durante Reunião Especial de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta sexta-feira (29/5/15). A solenidade foi realizada logo após uma audiência pública sobre o Projeto de Lei da Câmara 30/15, que amplia a possibilidade de terceirização de contratos de trabalho nas empresas - proposição da qual Paim é relator na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

“Vocês me dão energia para lutar pela liberdade total dos trabalhadores. Vou, nem que seja de maca, aos 27 Estados do País para mobilizar a população contra o PLC 30/15”, afirmou o senador. Emocionado com a homenagem, Paim disse que o conservadorismo do Congresso Nacional o deixa preocupado, porém não menos determinado. “Temos de ter a coragem dos tigres para não vacilar contra tantas adversidades”, afirmou.

Ele criticou ainda o fator previdenciário, que chamou de “a lei mais cruel que já foi sancionada desde a ditadura”, e pediu à presidenta Dilma Roussef que não vete a flexibilização dessa regra, aprovada pelo Congresso Nacional na semana passada. "Se vetar, nós, senadores, vamos nos mobilizar para derrubar esse veto”, frisou.

Autor do requerimento para a realização da Reunião Especial, o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) destacou a trajetória do senador, que já foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas (RS) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS). “Merece destaque o trabalho do camarada na Câmara dos Deputados, como criador e coordenador das frentes parlamentares em Defesa da Previdência Social, do Salário Mínimo e da CLT. Ele sempre defendeu os trabalhadores e aposentados”, ressaltou.

Representando o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), o deputado Rogério Correia (PT) destacou a atuação do senador em defesa dos trabalhadores. Ele afirmou ainda acreditar que a presidenta Dilma Roussef não irá vetar a flexibilização do fator previdenciário e destacou a greve geral realizada nesta sexta (29) em Belo Horizonte. “O motivo fundamental da greve de hoje foi a mobilização contra a terceirização. Lutamos contra a precarização”, afirmou.

Carreira - Paulo Paim foi deputado federal por quatro mandatos e está em seu segundo mandato como senador pelo Rio Grande do Sul. O parlamentar também é autor do Estatuto da Igualdade Racial (Lei Federal 12.288, de 2010) e do Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741, de 2003).