Fórum Técnico

Elaboração do Plano Estadual de Educação foi debatida na ALMG Elaboração do Plano Estadual de Educação foi debatida na ALMG

Evento, em 2016, contou com a participação de parlamentares, cidadãos e entidades de educação. Relembre!

Realizado

Debate Público - Plano Estadual de Educação 2019-2021: Avaliação do cumprimento das metas e o atual cenário da educação em MG
Data: 22/10/2021

Este evento tem como objetivo discutir a execução do Plano Estadual de Educação, de 2019 a 2021, em consonância com as metas do Plano Nacional de Educação, e traçar um panorama dos desafios contemporâneos da educação e das possibilidades para seu enfrentamento.

Receba notícias por e-mail

Entenda o evento

Este Debate Público tem como objetivo discutir a execução do Plano Estadual de Educação, instituído pela Lei 23.197, de 2018. Antes de virar norma, ela foi alvo de ampla discussão na Assembleia de Minas, motivando um Fórum Técnico Plano Estadual da Educação, em 2016, envolvendo parlamentares e representantes da sociedade civil. 

Dois anos e meio depois do Plano Estadual de Educação entrar em vigor, os deputados e as deputadas da ALMG querem saber se ele tem cumprido as metas e se está em consonância com o Plano Nacional de Educação. Qual foi a evolução das políticas públicas educacionais? E os desafios para a garantia do direito à educação? 

Essas são algumas das questões postas no debate, que serão discutidas pelos parlamentares com cidadãos, escolas, governo, sindicatos, conselhos, entidades reguladores e imprensa. O evento será no dia 22/10, das 9h às 18, na Assembleia (Auditório José de Alencar), com participação online do público. Confira a programação

Plano Estadual de Educação (PEE)

O Plano Estadual de Educação (PEE), instituído pela Lei 23.197/15, vem substituir o Plano Decenal de Educação, aprovado pela ALMG em 2011, com vigência até 2020, mas que foi revogado pela nova lei. A elaboração do plano foi necessária após a edição de um novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei Federal 13.005, de 2014, com vigência até 2024.

A Lei 23.197 ficou com 15 artigos e um anexo em que são apresentadas as 18 metas do PEE. Entre elas, várias propõem a universalização do atendimento escolar, separadas por faixas etárias, englobando os ensinos infantil, fundamental e médio, até a faixa de 15 a 17 anos.

Prevê-se também a universalização do acesso à educação básica para a população até 17 anos com deficiência ou transtornos no desenvolvimento, preferencialmente na rede regular de ensino. Também prevê a universalização, se necessário, por meio de atendimento educacional especializado, com a garantia de sistema educacional inclusivo, sempre que não for possível a integração no ensino regular.

De um modo geral, as metas demarcam o que se pretende alcançar nas macrodimensões da educação, considerando-se o acesso aos diversos níveis e modalidades de ensino, a qualidade da educação, a inclusão e a equidade, a gestão democrática, a valorização dos profissionais de educação e o financiamento. Já as estratégias detalham os meios para viabilizar o cumprimento das metas.

Há também a previsão de que sejam criadas políticas de atenção integral aos estudantes como medida fundamental para a execução do plano. Essas políticas serão implementadas por meio de ações articuladas dos órgãos de assistência social, saúde, proteção à infância, à adolescência e à juventude, em parceria com as famílias.

 

PROGRAMAÇÃO
22/10/21 (sexta-feira)

Debate Público - Plano Estadual de Educação – 2019-2021:
avaliação do cumprimento das metas e o atual cenário da educação em Minas Gerais

Assista ao vídeo do evento

Local:
Auditório José de Alencar (ALMG)
Com participação online do público

9 horas - Mesa de abertura
  • Deputada Beatriz Cerqueira – Presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
9h30 - Mesa 1 

Evolução das políticas públicas educacionais e desafios para a garantia do direito à educação: balanço dos 2 anos e meio de vigência do Plano Estadual de Educação, com apresentação de dados e indicadores

Expositores:

● Julia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna
Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais

● Mauri José Torres Duarte
Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais

● Hélvio de Avelar Teixeira
Presidente do Conselho Estadual de Educação

Debatedores:
● Analise de Jesus da Silva
Professora da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenadora do Fórum Estadual Permanente de Educação

● Denise de Paula Romano
Coordenadora Geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG)


Mediadora: Deputada Beatriz Cerqueira

12h30 - Intervalo
14h30 - Mesa 2 

Reflexões sobre problemas contemporâneos da educação no Brasil e em Minas Gerais, em convergência com os Planos Nacional e Estadual de Educação: aspectos relativos ao financiamento e à organização do setor educacional, à emergência da tecnologia nos processos educativos, à realidade vivenciada pelos profissionais de educação, estudantes e famílias no contexto da educação pública

Expositores:

● Cícero Barbosa da Silva
Coordenador Regional do Sul de Minas - União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Minas Gerais Secretário - Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de São Sebastião do Paraíso

● Carlos Augusto Abicalil
Professor Mestre em Educação, Ex-Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Ex-Diretor-Geral de Educação, Ciência e Cultura da Organização de Estados Iberoamericanos (OEI)

● Maria Teresa Gonzaga Alves
Professora do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Debatedores:
● Valéria Morato
Presidenta do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas)

● Camila Moraes Miranda
Vice-Presidenta da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais

Com o público participante através da plataforma da interatividade no portal da ALMG

18 horas - Encerramento

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Além do Debate Público, promovido em 22/10, também serão realizadas audiências públicas de comissões da Assembleia Legislativa para monitorar o cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (PEE), instituído pela Lei nº 23.197, de 2018).

Confira a agenda e participe ao vivo:

  • 27/10 - Direito à educação básica pública com qualidade: acesso, universalização, alfabetização infantil,
    avaliação educacional, ampliação das oportunidades educacionais no regime de tempo integral e
    educação profissional técnica (Metas 1, 2, 3, 5, 6, 7 e 11)

  • 28/10 - Inclusão, formação profissional e equidade: políticas que visam à superação das desigualdades, à inclusão educacional, à garantia do direito ao trabalho e ao reconhecimento e proteção da diversidade (Metas 4, 8, 9 e 10)

  • 4/11 - Democratização do acesso à educação superior: ampliação do atendimento em programas de graduação e pós-graduação, políticas de permanência dos estudantes e expansão da pesquisa científica nas instituições universitárias (Metas 12, 13 e 14)

  • 5/11 - Gestão democrática da educação, valorização dos profissionais de educação e financiamento: gestão democrática, participação e controle social; formação, carreira e remuneração dos profissionais de educação; execução orçamentária de recursos na educação e regime de colaboração entre os entes federados (Metas 15, 16, 17 e 18)




Áudios

22/10/2021 12:20

Críticas ao governo marcam debate sobre Plano Estadual de Educação

O plano traça 18 metas para o ensino, em Minas, até 2027.

00:03:51 | Download (3611kb)

ALMG nas redes sociais