Realizado

Debate Público Precisamos Falar sobre Direitos Humanos
Data: 08/05/2019

Objetivo: propiciar a reflexão sobre direitos humanos como princípio determinante para a consolidação da democracia e o pleno exercício da cidadania. Autoria do requerimento: Comissão de Direitos Humanos.

Receba notícias por e-mail

Evento: Debate Público Precisamos falar sobre direitos humanos
Local: Auditório José Alencar Gomes da Silva
Data: 8/5/17 (quarta-feira), das 13h30 às 18 horas
(Não há necessidade de inscrição)
Autoria do requerimento do debate: Comissão de Direitos Humanos

Participe ao vivo

  • 13h30 - Abertura

  • 14 horas - Mesa 1: Desafios para os direitos humanos na conjuntura atual
    Palestrantes:
    - Paulo Tarso Vannuchi, membro da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Evaristo Arns. Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos no período de 2005 a 2010. Membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organizaão dos Estados Americanos (OEA) no período de 2014 a 2017.
    - Mariana Prandini, doutoranda em Política pela New School for Social Research, New York (Estados Unidos). Advogada feminista e popular do Coletivo Margarida Alves
    - Darci Frigo, coordenador da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais - DhESCA Brasil. Coordenador da Terra de Direitos.
    Mediadora:
    - Deputada Leninha (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos

  • 15 horas - Debates

  • 16 horas - Mesa 2: Direitos humanos e políticas públicas
    Palestrantes:
    - Nilmário Miranda, membro do Conselho Estadual dos Direitos Humanos - Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. Secretário especial dos Direitos Humanos da Presidência da República no período de 2003 a 2005. Secretário de Estado de Direitos Humanos de Minas Gerais no período de 2015 a 2018
    - Cláudia Spranger, coordenadora das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Apoio Comunitário e Conflitos Possessórios Urbanos
    - Capitão Francis Albert Cotta, doutor em História Social da Cultura e Professor de Direitos Humanos da Academia da Polícia Militar.
    Mediadora:
    - Deputada Andréia de Jesus (Psol), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos

  • 17 horas - Debates

  • 18 horas - Encerramento

A Comissão de Direitos Humanos promove o Debate Público Precisamos Falar sobre Direitos Humanos com o objetivo de: 

Propiciar aos participantes a reflexão sobre direitos humanos como princípio determinante para a consolidação da democracia e o pleno exercício da cidadania.

O que é Debate Público?

O Debate Público é uma das modalidades de eventos criados pela ALMG para discutir temas de repercussão na vida do Estado ou do País, que possam contribuir no aperfeiçoamento da ação legislativa, dentro da política de interlocução do Legislativo mineiro com a sociedade.

É um evento específico das Comissões da Assembleia, realizado no Auditório José Alencar, em vista da abrangência do tema, do envolvimento dos interlocutores e da demanda de maior mobilização popular.

É dividido em duas partes, uma expositiva e outra de debates. Como as audiências públicas das Comissões, o Debate Público é aberto à participação do público, na segunda parte.





ALMG nas redes sociais