O Suas em dois Debates Públicos, em julho e agosto

Garantia de redução da jornada abriu com
otimismo segundo debate sobre o Suas

A redução da carga horária de trabalho dos assistentes sociais para 30 horas foi comemorada pelos participantes do segundo Debate Público sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas), realizado na sexta-feira (27/8/10), na ALMG. O anúncio da sanção da lei pelo presidente Lula foi feito pelo presidente da Comissão de Participação Popular e autor do requerimento para a realização do debate, deputado André Quintão (PT). Ele explicou que a redução da jornada era resultado de uma longa luta da categoria. O debate público foi proposto pelos Conselhos Regionais de Psicologia e de Assistência Social, em outro evento realizado na ALMG, no mês anterior, sobre o Suas. Duas especialistas convidadas mostraram os avanços e os desafios nessa área. Leia mais »

E mais:

Ministra do Desenvolvimento e Combate à Fome defendeu políticas públicas de assistência social

Aprimoramento do Suas foi destaque no
lançamento do Fórum de Defesa do Suas

O foco na qualidade dos serviços prestados, na valorização do profissional, em uma gestão intersetorial e no monitoramento e controle social, foram os principais pontos que deveriam ser aprofundados para o aprimoramento e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Esses pontos foram defendidos pelos participantes do Debate Público Consolidando o Sistema Único de Assistência Social, promovido pela Comissão de Participação Popular da ALMG em 7/7/2010, com o objetivo lançar o Fórum Mineiro de Defesa e Fortalecimento do Suas e rever a sua Norma Operacional Básica (NOB).

Na abertura do evento, o presidente da Comissão de Participação Popular e autor do requerimento para o debate, deputado André Quintão (PT), considerou que o Suas necessitava de um momento de reflexão para reavaliação e aprimoramento. Ele reconheceu que a universalização e a cobertura do Suas vinham então avançando rapidamente em Minas Gerais e no Brasil, apesar de ainda existirem à época municípios mineiros que não contavam com sua presença.

Leia mais »