Memória e Cultura

Memória institucional

Memorial da Assembleia de MinasEm dois anos de funcionamento, o Memorial da Assembleia de Minas recebeu quase 12 mil visitantes. Até o mês de novembro, 11.916 pessoas visitaram o espaço. Os números consideram tanto os visitantes espontâneos quanto os agendados por meio dos programas de visitação da Casa. Cerca de 94% das visitas foram do público externo.
Um livro comemorativo dos 180 anos da fundação da Assembleia Provincial foi lançado no final de 2015. A obra tem imagens históricas que retratam momentos importantes do Estado entre 1835 e 2015. Também foi realizada, em setembro, uma edição do programa Pensando em Minas sobre os 180 anos da Fundação da Assembleia Provincial.

Valorização da cultura mineira

Projeto ZásComo novo esforço institucional de disseminar a cultura e a história política de Minas Gerais, a ALMG iniciou em 2015 a republicação de obras de valor histórico/cultural. Trata-se da Coleção Minas de História e Cultura, que faz parte do Programa Editorial de Obras de Valor Histórico e Cultural de Interesse de Minas Gerais e do Brasil. Em julho foi lançado o primeiro volume, disponível também em formato eletrônico, sobre a História da Revolução Liberal de 1842, de José Antônio Marinho, originalmente publicada em 1844.

Outras ações da ALMG para a valorização da cultura mineira são os projetos Segunda Musical e Zás e exposições diversas na Galeria de Arte. A programação do projeto Zás é composta de apresentações de teatro, dança, humor e música. Em 2015, foram oferecidas ao público 30 apresentações, entre espetáculos de música, dança e peças teatrais, registrando um público total de 2.450 pessoas. O programa Segunda Musical, projeto que promove a música erudita por meio de recitais que ocorremàs segundas-feiras, no Teatro da Assembleia, teve 29 apresentações, que trouxeram ao Teatro da Assembleia 2.590 pessoas. Com exposições escolhidas em edital de concorrência pública, a Galeria de Arte teve 23 exposições – 2 institucionais, 5 de artesanato e 16 de artes plásticas.

Requalificação da Praça da Assembleia

Requalificação da Praça da AssembleiaNo ano de 2015, a Assembleia de Minas entregou para Belo Horizonte uma nova Praça Carlos Chagas, conhecida como Praça da Assembleia. A requalificação da praça integra as ações do projeto Assembleia de Todos, que compôs a carteira de 2011/2012 do Direcionamento Estratégico da Casa.

A reforma levou em conta demandas dos moradores do entorno, que enviaram sugestões durante pesquisa realizada em 2011.

Alguns dos ganhos que a obra trouxe são:

 

  • novo paisagismo: com fontes luminosas, 28 árvores a mais só na praça e irrigação automatizada com mais aspersores;
  • iluminação de LED (mais eficiente e econômica), com 198 postes (84 a mais do que havia antes da reforma);
  • três bebedouros;
  • mais aparelhos para ginástica;
  • um circuito de caminhada com 700 metros;
  • coreto totalmente restaurado, mantendo-se as características originais em função do tombamento do local;
  • piso reformado, com reforço em lugares por onde podem transitar veículos, como na antiga via de acesso;
  • três playgrounds com piso emborrachado;
  • brinquedos de madeira;
  • bicicletário;
  • novas mesas de xadrez, uma delas adaptada para cadeira de rodas;
  • rampas e elevações para travessia de pedestres e de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

 

Relatório Institucional 2015

 

Download do relatório em PDF