História e Cultura

A instalação do seu centro de memória, a revitalização da Praça da Assembleia, um seminário sobre os 50 anos do Golpe de 1964 e o envolvimento nas atividades que marcaram o bicentenário da morte de Aleijadinho estão entre as principais ações da Assembleia de Minas em 2014, dentro de seu propósito de contribuir para a preservação do patrimônio histórico e a promoção da cultura do Estado.

Essenciais à formação e à consolidação da identidade de um povo, a memória histórica, em especial, fortalece a cidadania e é indispensável ao comportamento político maduro, seja individual ou coletivo.

Saiba mais sobre as ações (pdf)

 

Memorial da Assembleia

No primeiro semestre de 2014, o Memorial da Assembleia foi selecionado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a integrar a 12ª Semana Nacional de Museus, evento anual que comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio). O Memorial é um centro de referência que disponibiliza para a sociedade informações sobre o legado político do Poder Legislativo.

O Memorial também está presente na internet, por meio de uma página no Portal da ALMG. Lá, um dos destaques é a possibilidade de consulta à documentação da Assembleia Provincial, por meio de convênio firmado com o Arquivo Público Mineiro, o que viabilizou a digitalização desses documentos. Também está disponível a consulta a documentos e notícias de jornais sobre a Assembleia Constituinte, instalada em 1988. É uma fonte de informações que se soma ao acervo da Biblioteca da Assembleia: arquivístico, fotográfico e a Coleção Memória – que preserva publicações que têm a Assembleia como assunto principal.

 

Revitalização da Praça da Assembleia

Em junho de 2014 foi iniciada a obra de revitalização da Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia. O espaço, que tem jardins projetados por Burle Marx, é tombado como patrimônio histórico e integra o conjunto arquitetônico formado também pelo Palácio da Inconfidência e pela Igreja Nossa Senhora de Fátima. A reforma deve durar até 2015 e preservar as características originais da praça. A obra é uma iniciativa da ALMG em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A requalificação da praça compõe o conjunto de ações do projeto Assembleia de Todos, que faz parte do Direcionamento Estratégico.

Paralelamente, dois monumentos foram inaugurados pela Assembleia, criadas pelo artista plástico Leo Santana. Um deles é a estátua do mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes, instalada no Espaço Democrático José Aparecido Oliveira, localizado na sede do Poder Legislativo estadual. Próximo a ela está o monumento em homenagem aos doadores de órgãos, que contém os nomes de doadores de órgãos mineiros, com o objetivo de estimular esse importante ato de ajuda ao próximo.

 

Ditadura Nunca Mais

O Ciclo de Debates Resistir Sempre – Ditadura Nunca Mais: 50 Anos do Golpe de 1964, realizado nos dias 31 de março e 1º de abril, reuniu autoridades e especialistas e pessoas que participaram da luta pela retomada da democracia. Paralelamente aos debates, foi realizado um ato público em homenagem aos mortos e desaparecidos durante a ditadura militar.

A Galeria de Arte da Assembleia, por sua vez, recebeu a exposição “1964-1985 – A subversão do esquecimento”. A mostra reuniu notícias de jornais, fotos e charges do período, exibidas ao som de músicas censuradas pela ditadura.

A concessão do título de cidadão honorário de Minas Gerais ao arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, ganhou o significado de uma reparação histórica ao religioso, que teve uma importante atuação na luta contra a ditadura militar. Em 1979, a mesma homenagem foi proposta, mas o Plenário havia negado o pedido.

á a Comissão de Direitos Humanos tratou de diversas questões relacionadas ao período tais como a repressão aos povos indígenas durante a ditadura e atentados cometidos por grupos paramilitares de extrema direita.

 

Barroco Mineiro

Uma programação extensa, organizada pela Assembleia de Minas, Governo do Estado e Clube da Medalha da Casa da Moeda, homenageou o bicentenário da morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, um dos mestres do Barroco no Brasil. Foram organizadas exposições, encontros sobre o patrimônio cultural, publicações especiais e a cunhagem de uma medalha comemorativa.

O lançamento da medalha comemorativa ocorreu no Dia do Barroco Mineiro – 18 e novembro. Tanto essa data comemorativa quanto o ano do Bicentenário de Aleijadinho foram instituídos pela Lei 20.470, 2012, originária do Projeto de Lei 3.396/12. A imagem usada na medalha foi definida em votação realizada no Portal da ALMG. Trata-se da estátua “Daniel”, escultura em pedra-sabão que integra o conjunto dos Doze Profetas, localizado no adro do Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, no município de Congonhas.

Em parceria com a Comissão OAB Cultural - Seção Minas, a Assembleia promoveu, em diversas cidades do interior do Estado, a série Concertos Comentados de Cravo - Nosso Barroco Mineiro. Nos recitais, o cravista Antonio Carlos de Magalhães executou obras do século XVIII.

 

Natal Inclusivo

As celebrações natalinas da Assembleia deram origem a uma aguardada tradição e já foram plenamente incorporadas às festividades de fim de ano da Capital. Com um importante papel simbólico, os eventos de Natal contribuem para aproximar o cidadão do Parlamento e para estimular o turismo em Belo Horizonte no período.

A Cantata de Natal 2014 reuniu 19 corais, com mais de 300 vozes. No mesmo dia da apresentação, em 3 de dezembro, foi inaugurada a iluminação do Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo. Também foi inaugurada a Vila do Papai Noel, uma exposição com 3 mil Papais Noéis, de 90 países diferentes, que pertencem à coleção da ex-deputada Maria Elvira Salles Ferreira.

A novidade das comemorações foi a parceria com o Centro Mineiro de Referência em Resíduos e associações de catadores de material reciclável. O projeto cenográfico de decoração natalina da Praça da Assembleia foi desenvolvido por um núcleo de arquitetos e artistas plásticos que atuaram em conjunto com as associações de catadores. O trabalho incluiu a criação de um presépio de Natal com peças produzidas pelos catadores, inaugurado com a presença do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

A parceria com as associações de catadores reflete o compromisso da Assembleia com a sustentabilidade e com a inclusão social, além de inserir-se no âmbito das comemorações dos três anos da Lei 19.823, de 2011, a Bolsa-Reciclagem. Essa lei instituiu o pagamento de um valor mensal ao catador de material reciclável, como forma de incentivo pelo serviço ambiental prestado à cidade.

 

Zás e Segunda Musical

Concebido para dar visibilidade aos vários talentos artísticos de Minas, o projeto Zás acontece sempre às sextas-feiras, ao meio-dia, no Teatro da Assembleia. Sua programação, também exibida na TV Assembleia, é composta por apresentações de teatro, dança, humor e música. Em 2014, o Zás ofereceu ao público 29 apresentações, entre espetáculos de música, dança e peças teatrais, registrando um público total aproximado de 2055 pessoas.

Também exibidas pela TV Assembleia são os espetáculos da Segunda Musical, projeto que promove a música erudita por meio de recitais que ocorrem às segundas-feiras no Teatro da Assembleia. Participam músicos profissionais e artistas selecionados em audições públicas. Em 2014, foram 28 apresentações, que trouxeram ao Teatro da Assembleia mais de 2789 apreciadores da música erudita.

 

Exposições

A Galeria de Arte da Assembleia Legislativa é ocupada com exposições de artes plásticas e de artesanato, mostras educativas e culturais, que integram a agenda institucional da ALMG, e lançamentos de obras literárias. Essas exposições são escolhidas em edital de concorrência pública para mostras de artesanato ou fazem parte da programação institucional da Assembleia. Em 2014, foram 23 exposições – 5 institucionais, 10 de artesanato e 8 de artes plásticas.

 

Acesse todas as informações sobre História e Cultura no Legislativo mineiro (pdf)