Direcionamento Estratégico

Desde 2010, a Assembleia tem em seu horizonte a visão de futuro de ser reconhecida como o poder e a voz do cidadão na construção de uma sociedade melhor. Captar e interpretar cada dia melhor as demandas da sociedade, transformando-as em conhecimento e oportunidades de participação dos cidadãos, são compromissos do Poder Legislativo.

Para isso, a cada dois anos, a Mesa Diretora eleita define um conjunto de projetos prioritários que visam materializar as prioridades definidas.

Avançar nas práticas participativas tem sido objeto de projetos estratégicos da Assembleia que buscam inovar nos formatos, criando possibilidades de:

  • acompanhamento da elaboração das leis;
  • aprimoramento do acompanhamento das políticas públicas nas comissões temáticas;
  • monitoramento e divulgação dos resultados da participação de cidadãos e de organizações da sociedade civil nas atividades da Casa.

Alguns dos benefícios alcançados em 2014 refletem projetos estratégicos implantados ainda durante o biênio 2011-2012, tendo em vista a diretriz de fazer da Assembleia a voz dos mineiros no enfrentamento das desigualdades e na promoção da cidadania:

Projeto Assembleia de Todos: Visa promover a requalificação da Praça Carlos Chagas, a Praça da Assembleia, com vistas a torná-la um espaço de convivência política e social, bem como garantir as condições adequadas de acessibilidade às instalações e serviços da Assembleia. Além de iniciadas as obras na praça, foi construída uma rampa de acesso ao Palácio da Inconfidência, para facilitar a visitação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Com o mesmo objetivo, foram feitas adequações na estrutura física do Plenarinho I e promovido o treinamento das equipes de atendimento. Também foi realizado um diagnóstico sobre a acessibilidade nos canais de informação e comunicação da Assembleia.

Projeto Cidadania Ribeirinha: Busca contribuir para a revitalização do Rio São Francisco, para a melhoria das condições de vida das populações ribeirinha e para a valorização da identidade cultural dessas comunidades. Em 2014, foram capacitados agentes comunitários e moradores de 12 localidades nos municípios de Manga, Matias Cardoso, Itacarambi e Pedras de Maria da Cruz, em temas ligados ao desenvolvimento sustentável e à cultura empreendedora, e realizados cursos profissionalizantes na área de aprendizagem rural. Também foram oferecidos cursos para agentes públicos locais nas áreas do patrimônio cultural, planejamento municipal, turismo sustentável e tratamento de resíduos sólidos. Conheça o projeto »

Uma nova carteira

Uma nova carteira de projetos estratégicos foi definida no último biênio (2013-2015), materializando prioridades definidas pela Mesa da Assembleia.

Entre essas prioridades, estão:

  • o incremento da participação da sociedade na elaboração das leis, por meio do uso de canais virtuais e interativos;
  • o monitoramento e avaliação dos resultados das práticas participativas da Assembleia, com sistemática de retorno aos participantes; e
  • o aprimoramento da capacidade fiscalizadora do Legislativo e da sociedade, por meio da disponibilização, análise e uso de informações sobre a execução das políticas públicas estaduais.

Acesse os resultados dessa carteira com as informações sobre o Direcionamento Estratégico (pdf)