Dados Abertos

No ambiente de Dados Abertos da Assembleia de Minas, o usuário tem acesso a informações já disponibilizadas pelo Portal da ALMG. A diferença é que eles estão publicados de forma a permitir sua reutilização em aplicações digitais. Em geral, essas aplicações são desenvolvidas por entidades da sociedade civil, em busca de cruzamentos de dados para análises detalhadas sobre a instituição avaliada.

Estão no ambiente de Dados Abertos da Assembleia de Minas: dados sobre comissões, deputados, legislaturas, legislação, Plenário, pronunciamentos, proposições e representação partidária, além de contratos vigentes e verbas indenizatórias da legislatura em curso.

As requisições ao serviço de Dados Abertos são limitadas para evitar sobrecarga no sistema. Elas devem seguir as seguintes recomendações:

  • Requisições simultâneas: somente podem ser requisitadas, ao mesmo tempo, duas informações. Caso este limite seja extrapolado será exibida mensagem de acesso negado.
  • Intervalo entre requisições: o intervalo de término de uma requisição e início de outra deve ser de, no mínimo, um segundo.

O acesso ao serviço poderá ser bloqueado sem aviso prévio no caso do não cumprimento das recomendações citadas acima.

Sobre a API - Ao usar a API disponível neste site, o usuário expressa sua concordância com as seguintes condições:

  • A Assembleia se reserva o direito de modificar, suspender ou descontinuar qualquer aspecto da API disponibilizada, a seu exclusivo critério, sem responsabilidade por eventuais intercorrências geradas dessas implementações;
  • A Assembleia não presta suporte ao usuário, salvo em caso excepcionais, a seu exclusivo critério e podendo interrompê-lo a qualquer momento, sem aviso prévio;
  • O usuário dos Dados Abertos da Assembleia se responsabiliza integralmente pelo uso que deles fizer;
  • A Assembleia se reserva o direito de atualizar e alterar essas regras a qualquer tempo;
  • O usuário pode reportar erros técnicos e dificuldades pelo Fale com a Assembleia.
     

Acesse o Ambiente dos Dados Abertos

 

 

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Perguntas Frequentes

  • O que são os dados abertos?

    São informações que podem ser acessadas e tratadas sem restrição por qualquer pessoa ou máquina, o que permite sua reutilização para elaborar uma análises sobre o assunto.

  • Como funcionam os dados abertos?

    No formato disponibilizado, a informação poderá ser trabalhada por uma entidade, que, utilizando software próprio, terá condições de cruzá-la com conhecimentos produzidos por outros órgãos e banco de dados.

  • O que o ambiente de dados abertos da ALMG não faz?

    Não disponibiliza interface ou aplicativo para usuário final, pois se destina a integração com aplicativos ou sistemas de terceiros.

  • Quais as informações disponíveis no ambiente de dados abertos da ALMG?

    Estão no ambiente de Dados Abertos da Assembleia de Minas: dados sobre comissões, deputados, legislaturas, legislação, Plenário, pronunciamentos, proposições e representação partidária, além de contratos vigentes e verbas indenizatórias da legislatura em curso.

  • Quais as três leis dos dados governamentais abertos?

    - Se ele não pode ser encontrado na web e indexado, ele não existe;
    - Se não estiver aberto e disponível em formato compreensível por máquina, ele não pode ser utilizado;
    - Se qualquer dispositivo legal não permitir que ele seja reutilizado, ele não é útil.
     (elaborado por David Eaves , e adotado pelo W3C - autoridade em padrões web).