Comissão discute a prática de esportes em prisões

Comissão de Segurança Pública apresentará estudo que indica melhoria na ansiedade e estresse de agentes penitenciários.

26/10/2012 - 15:52

Discutir a inclusão de atividades físicas na estressante rotina vivenciada nas penitenciárias de Minas Gerais. Esse é o objetivo da audiência pública que será realizada na próxima terça-feira (30/10/12), às 9h30, na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião acontece a requerimento dos deputados João Leite (PSDB), Sargento Rodrigues (PDT) e Sebastião Costa (PPS). Na ocasião, o professor de educação física, militar da reserva do Exército e membro da Pastoral Carcerária, João Carlos Dias, apresentará os resultados de estudo realizado em 2011 em três grandes presídios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com o professor, constatou-se que fazer esportes reduz a ansiedade e o estresse de agentes penitenciários, menores infratores e presos. A ideia de João é que sejam disponibilizados, dentro e fora dos presídios, espaços e equipamentos que atendam a população carcerária. “Isso os ajuda a serem mais saudáveis, a ter mais disciplina e a melhorar a sociabilidade. Os agentes ficam menos ansiosos e os presos usam melhor o tempo que têm disponível”, destacou João.

Na reunião, além de apresentar o seu estudo, João Carlos abordará leis já aprovadas que respaldam a atividade esportiva em prisões, além de dar destaque ao fato de que em vários países do mundo isso é uma prática comum. “Poderiam ser instaladas esteiras, bicicletas ergométricas e até mesmo um campo de futebol, seja para atender aqueles que estão dentro da prisão e também membros da comunidade do entorno”.

O deputado João Leite apoia a iniciativa por acreditar que os cerca de 17 mil agentes prisionais de Minas Gerais precisam ter um acompanhamento mais cuidadoso de suas rotinas. “A atividade física propiciará a eles a oportunidade de terem uma vida mais saudável”, afirmou o parlamentar.

Convidados - Além do professor de educação física, foram chamados a participar da audiência pública o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz; o secretário Municipal de Esporte e Lazer de Belo Horizonte, Roberto Rocha Tross; e o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Cláudio Augusto Boschi.