Audiência pública debate situação de clubes de futebol

Comissão de Esporte vai discutir a relação da CBF e do STJD com clubes mineiros, na próxima terça (30).

26/10/2012 - 16:41

A Comissão de Esporte, Lazer e Juventude vai debater a relação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com os clubes de futebol do Estado, nesta terça-feira (30/10/12), às 15 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião acontece a requerimento do presidente da comissão, deputado Marques Abreu (PTB), e dos deputados André Quintão (PT), Gustavo Valadares (PSD), João Leite (PSDB) e Rogério Correia (PT).

De acordo com a assessoria do deputado Rogério Correia, a suspensão do jogador Ronaldinho Gaúcho, do Clube Atlético Mineiro, no último dia 9 de outubro, foi o fato que desencadeou o pedido dos parlamentares para realização de audiência pública. Na ocasião, o jogador foi suspenso pelo STJD sem ter sido penalizado em campo pelo árbitro Heber Roberto Lopes.

Também será discutido o entendimento dos clubes mineiros de que são constantemente prejudicados em detrimento de clubes de outros Estados, bem como o fato de as sedes dessas entidades situarem-se no Rio de Janeiro, e não em Brasília, como os órgãos federais.

Foram convidados o presidente do STJD, Flávio Zveiter; o juiz federal e colunista da Rádio CBN na Bahia, Lincoln Pinheiro Costa; o presidente da CBF, José Maria Marin; o presidente da Federação Mineira de Futebol, Paulo Sérgio Miranda Schettino; o presidente do Clube Atlético Mineiro, Alexandre Kalil; o presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Gilvan de Pinho Tavares; e o presidente do América Futebol Clube, Marcus Vinicius Salum.