Zona da Mata aposta em novo aeroporto para a Copa de 2014

A inauguração de um novo aeroporto, prevista para agosto deste ano, é o principal atrativo de Juiz de Fora e Matias B...

29/06/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Zona da Mata aposta em novo aeroporto para a Copa de 2014

A inauguração de um novo aeroporto, prevista para agosto deste ano, é o principal atrativo de Juiz de Fora e Matias Barbosa, ambas na Zona da Mata, para tentar tornar realidade as candidaturas das duas cidades a subsede da Copa do Mundo de 2014.

O assunto foi discutido em audiência pública conjunta das comissões de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo e de Esporte, Lazer e Juventude, realizada nesta quarta-feira (29/6/11), na Câmara Municipal de Juiz de Fora. O evento encerrou a série de reuniões das duas comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nos municípios mineiros interessados em ser subsedes do Mundial, ou seja, em hospedar as seleções estrangeiras e servir de local de treinamento para seus atletas.

Juiz de Fora fica a 255 km de Belo Horizonte e a 180 km do Rio de Janeiro, duas das sedes da Copa, e conta com aeroporto, infraestrutura hoteleira e estádios para treinamento das seleções. Matias Barbosa está a 271 km de Belo Horizonte, a 160 km do Rio e a 20 km de Juiz de Fora. O município foi pré-selecionado por abrigar um novo resort, que tem área de treinamento para as seleções, e por estar próximo do Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora.

O atual terminal aéreo, no entanto, não tem condições de receber vôos com segurança em situações climáticas adversas. Esse obstáculo, segundo o deputado Bruno Siqueira (PMDB), será superado com a inauguração do Aeroporto Regional da Zona da Mata, localizado entre os municípios de Goianá e Rio Novo e próximo tanto de Juiz de Fora quanto de Matias Barbosa.

O parlamentar disse que o novo terminal, se estivesse em operação nos últimos dois anos, teria sido fechado por apenas dois dias. O Aeroporto da Serrinha, atualmente utilizado para pousos e decolagens em Juiz de Fora, ficou fechado o equivalente a seis meses, no mesmo período.

O deputado acrescentou que o novo terminal tem a segunda pista mais extensa do Estado, atrás apenas de Confins, e fica a 50 minutos do Centro de Juiz de Fora, tempo que poderá ser reduzido para 35 minutos com a pavimentação de um acesso à rodovia BR-040. "Condições nós temos para ser subsede, localização para isso nós temos, aeroporto nós vamos ter a partir de agosto", declarou.

O vice-presidente da Comissão de Turismo, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), também destacou a inauguração do novo aeroporto regional. "Isto é um ponto importante para atrair as seleções", afirmou. O parlamentar disse, ainda, que a escolha das cidades mineiras como subsedes da Copa do Mundo vai gerar emprego e renda nesses municípios e em seu entorno. Por isso, segundo ele, as comissões de Turismo e Esporte estão trabalhando para que as candidaturas se tornem realidade.

O vice-presidente da Comissão de Esporte, deputado Tadeu Martins Leite (PMDB), disse que Minas Gerais tem de lutar para que todas as seis candidatas recebam seleções. "Este é o trabalho das comissões, tanto de Esporte como de Turismo, e não vamos descansar enquanto não conseguirmos as seis cidades como subsedes", declarou. Em seguida, de acordo com o deputado, a tarefa será aumentar o número de subsedes no Estado.

O deputado Doutor Wilson Batista (PSL) se disse otimista com as chances de Juiz de Fora. "A cidade está apta, em todos os requisitos", resumiu. Para ele, o sucesso da candidatura local significará desenvolvimento não só para o município, mas para toda a região da Zona da Mata.

Trabalho conjunto - Diversos participantes da audiência pública defenderam o trabalho conjunto de Juiz de Fora e Matias Barbosa, a fim de ampliar as chances das duas cidades. Para o ex-prefeito de Matias Barbosa, Joaquim de Assis Nascimento, mesmo que os atletas fiquem no novo resort situado na cidade, tanto eles quanto os torcedores acabarão por utilizar a infraestrutura de Juiz de Fora. O vereador de Matias Barbosa Joaquim Benedito de Almeida foi outro a destacar os benefícios da união de esforços das duas cidades.

O incremento do turismo e o desenvolvimento do esporte na Zona da Mata também foram mencionados como benefícios de um possível sucesso das candidaturas.

A diretora do Núcleo de Turismo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Juiz Fora, Danielle Feyo Lopes, disse que a Copa do Mundo tem a capacidade de movimentar toda a cadeia turística regional, não só das duas cidades. Para ela, a regionalização do turismo é uma tendência. "Hoje, é importante a gente trabalhar não só o local, mas pensar globalmente", afirmou.

O presidente do Tupi Football Club, Áureo Carneiro Fortuna, disse que a presença dos jogadores de seleções estrangeiras servirá de estímulo para que os jovens da cidade pratiquem esportes. Ele acredita que isto terá um impacto positivo nos clubes da região.

O presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Carlos César Bonifácio, destacou, no entanto, que os estádios locais necessitam de melhorias. Por esse motivo, segundo ele, a cidade perdeu a oportunidade de sediar partidas do Flamengo no Campeonato Brasileiro.

Comissões ouviram todas as candidatas

Antes da reunião que discutiu as pretensões de Juiz de Fora e Matias Barbosa, os deputados das comissões de Turismo e de Esporte visitaram as outras quatro candidatas do Estado a subsede da Copa: Uberlândia (Triângulo), Araxá (Alto Paranaíba), Extrema (Sul) e Montes Claros (Norte).

Em Uberlândia e Araxá, os parlamentares encontraram projetos em andamento, como a captação de parcerias público-privadas para reforma de estádios e construção e adequação de centros de treinamento. Além disso, as duas cidades preenchem os requisitos da Fifa em relação a campo de futebol, aeroporto e rede hoteleira compatível. Em Extrema, há centros de treinamento e rede hoteleira e a cidade fica a cerca de 100 km dos aeroportos de Cumbica, Viracopos e Congonhas, em São Paulo. Montes Claros tem o atual segundo aeroporto de Minas, hotéis em construção e oferece atrativos como a hospitalidade e a culinária regional.

As candidatas a subsede têm mais chance de abrigar uma seleção se atenderem critérios da Fifa relacionados à rede hoteleira, proximidade das sedes, disponibilidade de aeroporto, entre outras. O preenchimento dos requisitos, no entanto, não garante o sucesso de uma candidatura, uma vez que a escolha da cidade é exclusivamente das seleções. Por isso, é preciso que o município faça lobby para convencer alguma equipe a escolhê-lo como local de hospedagem e centro de treinamento.

Os jogos da Copa de 2014 serão disputados em 12 capitais, entre elas Belo Horizonte, que briga também para ser o palco da partida de abertura do Mundial, além de já ter sido confirmada como uma das cinco sedes da Copa das Confederações, em 2013.

Requerimento - As duas comissões aprovaram, na reunião desta quarta, requerimento do deputado Bruno Siqueira, por meio do qual o parlamentar solicita informações ao Ministério do Esporte sobre a tramitação do pedido do Tupi Football Clube de enquadramento na lei de incentivo ao setor.

A audiência sobre as candidaturas de Juiz de Fora e Matias Barbosa foi solicitada por meio de requerimento dos deputados Marques Abreu (PTB); Tenente Lúcio (PDT); Dalmo Ribeiro Silva (PSDB); Rômulo Viegas (PSDB); Vanderlei Miranda (PMDB); Ulysses Gomes (PT); Fabiano Tolentino (PRTB); Gustavo Perrella (PDT); Adelmo Carneiro Leão (PT) e Tadeu Martins Leite (PMDB).

Presenças - Deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), vice-presidente da Comissão de Turismo, que presidiu a reunião; Tadeu Martins Leite (PMDB), vice-presidente da Comissão de Esporte; Bruno Siqueira (PMDB) e Doutor Wilson Batista (PSL). Também estavam presentes os vereadores de Juiz de Fora Luiz Carlos dos Santos e Júlio Gasparette, a gerente do Juiz de Fora e Região Convention e Visitors Bureau, Ana Laura Marendino, e o assessor da Secretaria de Esporte e Lazer de Juiz de Fora.

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715