Agendas 2011 a 2019

O público-alvo do projeto Cidadania Ribeirinha é a população de localidades que apresentam os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) entre as cidades banhadas pelo Rio São Francisco.

Em 2011 e 2012, o projeto contemplou 12 localidades dos municípios de Itacarambi, Manga, Matias Cardoso e Pedras de Maria da Cruz.

Em 2013 e 2014, a região recebeu cursos sobre Desenvolvimento e Turismo Sustentáveis e Resíduos Sólidos, incluída a cidade de Januária.

Desde 2015, as comunidades rurais de Januária e São Francisco são beneficiadas. Elas integram o segundo grupo na ordem de carência medida pelo IDH.

Agenda 2018-2019
 

Municípios atendidos: Januária (povoados de Várzea Bonita, São Joaquim e Riacho da Cruz) e São Francisco (povoados de Bom Jardim da Prata, Retiro e Jiboia).
Essas cidades estão no 2º grupo na ordem de carência medida pelo IDH. Integram região ambientalmente importante da Bacia do Rio São Francisco, coberta pelo cerrado, banhada por rios como o Paracatu, o Urucuia, Pardo e Pandeiros.

Áreas de atuação dos Projetos Comunitários de Educação Ambiental (PCEAs)

  • Produção de mudas
  • Reaproveitamento de resíduos sólidos
  • Recuperação e proteção de nascentes
  • Extração e armazenamento de frutos do cerrado


Em 2019, serão contratados 2 monitores/mobilizadores sociais. Saiba mais sobre o processo seletivo

Campanhas socioambientais selecionadas pelas comunidades:

  • Fortalecimento de feiras livres
  • Produção de jornal comunitário
  • Campanhas de combate ao incêndio
  • Campanhas educativas para correto descarte do lixo
  • Valorização dos frutos do cerrado
  • Fortalecimento da cultura local
  • Sensibilização quanto ao uso da água
Agenda 2016

Municípios atendidos: Januária (povoados de Várzea Bonita, São Joaquim e Riacho da Cruz) e São Francisco (povoados de Bom Jardim da Prata, Retiro e Jiboia).
Essas cidades estão no 2º grupo na ordem de carência medida pelo IDH. Integram região ambientalmente importante da Bacia do Rio São Francisco, coberta pelo cerrado, banhada por rios como o Paracatu, o Urucuia, Pardo e Pandeiros.

Temas das atividades:

  • Recuperação de nascentes
  • Produção de mudas nativas em viveiros
  • Coleta seletiva e reaproveitamento de resíduos sólidos
  • Hortas comunitárias
  • Produção de polpas de frutas do Cerrado.
    (Os temas foram apresentados por comissões de gestores formadas por ex-alunos dos cursos do Cidadania Ribeirinha e líderes comunitários. Eles foram escolhidos em assembleia geral pelas próprias comunidades rurais do Norte de Minas envolvidas no projeto).

Atividades:

  • Fevereiro:
    - Curso sobre recuperação de nascentes em Jiboia.
    - Produção de mudas nativas em Riacho da Cruz.
    - Seminários sobre recuperação e manutenção de nascentes em Várzea Bonita e São Joaquim.

  • Março a maio:
    - Cursos para as comunidades do projeto, focados em 2 dos 5 temas deste ano, escolhidos pelos próprios beneficiados. Participação de cerca de 50 pessoas por comunidade.
    (Ação desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Minas Gerais - Senar-MG)

O número de beneficiados de forma direta e indireta é de cerca de 30 mil pessoas (população total dos seis distritos e povoados contemplados). Ou seja, mais de 20% da população total de Januária e São Francisco.

Agenda 2015

Municípios atendidos: Januária e São Francisco.
Essas cidades estão no 2º grupo na ordem de carência medida pelo IDH. Integram região ambientalmente importante da Bacia do Rio São Francisco, coberta pelo cerrado, banhada por rios como o Paracatu, o Urucuia, Pardo e Pandeiros.

Atividades:

  • 17/8 a 14/11: Curso de Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental para 360 agricultores familiares, com atividades teóricas e de campo. São 14 comunidades rurais contempladas. Consulte o Material de Referência referente à seleção dos instrutores do curso.
    Obs: Em fevereiro e março de 2016, oferta do módulo "Práticas produtivas sustentáveis e tecnologias sociais".

  • 16/11 a 4/12: Reuniões com os agentes populares formados e com assembleias comunitárias, a fim de planejar os projetos comunitáros de educação ambiental que serão desenvolvidos, em 2016, nas comunidades rurais contempladas.
    - Objetivos dos projetos: Reduzir problemas como o secamento dos cursos hídricos, o não tratamento dos resíduos sólidos e as dificuldades de promoção do associativismo.
    - Definição dos projetos: A assembleia comunitária define os recursos aplicados em cada projeto. Comissões gestoras locais eleitas conduzem todo o processo. Monitores e mobilizadores voluntários ou remunerados acompanham. Cada projeto poderá contar com verba de até R$ 35 mil do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).

O número de beneficiados de forma indireta ultrapassa 25,5 mil pessoas (população total dos seis distritos e povoados contemplados). Ou seja, 21% da população total de Januária e São Francisco.

Agenda 2014

Cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)

Até dezembro: 40 cursos com foco em atividades agrícolas, pastoris, agroindustriais, de promoção social e de turismo.
Público: 500 moradores dos municípios de Itacarambi, Manga, Matias Cardoso e Pedras de Maria da Cruz.

Seminário sobre Resíduos Sólidos - Januária

5 e 6/6/2014
Local: Sesc (Avenida Aeroporto, 205, no bairro Aeroporto)

Programação de 5/6

  • 9 horas: Abertura - Deputado Adelmo Carneiro Leão, 3º vice-presidente da ALMG
    - Painel 1: Panorama dos resíduos sólidos no Brasil, Minas Gerais e Norte de Minas - Construindo uma agenda compartilhada de responsabilidades
    Palestrante: Guilherme Romero Fonseca, do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea)
    - Painel 2: Implementação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos no Brasil - Desafios e oportunidades para os municípios
    Palestrante: Paulo César Vicente de Lima, do Ministério Público
    - Painel 3: Articulação entre comunidades e o poder público no Norte de Minas para o tratamento dos resíduos sólidos
    Palestrante: Janaelle Cristina Neri Almeida, do Insea.
  • 11 horas - Debate
  • 14 horas
    - Painel 4: Coleta seletiva como tecnologia da gestão de resíduos sólidos - A participação cidadã na responsabilidade ambiental
    Palestrante: Jacqueline Rutkowski, pesquisadora, doutora em engenharia e economia solidária
    - Painel 5: Os catadores de materiais recicláveis como parceiros da limpeza urbana
    * Reciclando vidas e gerando oportunidades de trabalho e renda - com Gilberto Warley Chagas, da coordenação estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável (MNCR)
    * Resíduos sólidos e restos afetivos - Uma abordagem psicanalítica comprometida com a transformação da realidade. Com Mônica Martins de Godoy Fonseca, psicanalista e mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    - Estudo de caso: A experiência da Cooperativa de Reciclagem e Trabalho (Coopert) de Itaúna - Gestão compartilhada na prática (poder público, sociedade, catadores). Com Marcelo Alves, do Insea e da UFMG
  • 17 horas - Debate

Programação de 6/6
9 horas - Oficinas
- Comunicação como ferramenta para fortalecer a educação ambiental e a mobilização social. Mediador: Antonio Coquito
- Promovendo a arte e a mobilização nos programas de educação ambiental e coleta seletiva. Mediador: Dimir Viana
- A inclusão dos catadores nos programas de coleta seletiva para gerar trabalho e renda - Instrumentos organizativos. Mediador: Guilherme Romeros
- Sensibilização para um novo olhar sobre resíduos sólidos, na sua relação com os restos afetivos e psíquicos. Mediador: Mônica Martins de Godoy Fonseca


Seminário sobre Turismo Sustentável - Itacarambi

15 e 16/5/2014
Temas: Revitalização do Rio São Francisco e ações visando ao início das visitações no Parque Nacional do Peruaçu 

Agenda 2013

Curso de Desenvolvimento Sustentável
Período: 1º semestre de 2013
Público: Alunos de ensino médio da rede pública, trabalhadores cujas atividades dependam das águas e agentes públicos. Depois de fazerem o curso, participam de projeto de interesse de sua comunidade
Professores: Técnicos de órgãos públicos com experiência docente (módulos 1 e 2) e técnicos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) (módulos 3 e 4)

Temas:

  • Módulo 1: Política e participação popular, relações de poder, ética, república e democracia, direitos humanos, cidadania, organização social e políticas públicas.
  • Módulo 2: Meio ambiente, revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, cultura, patrimônio cultural, formação histórica do sertão mineiro.
  • Módulo 3: Empreendedorismo, plano e gestão de negócios, organização do terceiro setor, estruturação de projetos e captação de recursos, trabalho voluntário e solidário, associativismo, cooperativismo, inclusão social e responsabilidade social e ambiental de pessoas e organizações.
  • Módulo 4: Cursos profissionalizantes voltados para alternativas sustentáveis de emprego e renda, tais como agricultura orgânica, apicultura, artesanato e arterreciclagem, culinária regional com frutos do cerrado e da mata seca, ecoturismo, estética pessoal, informática, noções de medicina natural e farmacologia baseada em fitoterápicos (plantas medicinais), piscicultura e tecnologia de irrigação. 
     
Agenda 2011
  • Reuniões de consulta popular realizadas nos municípios em agosto de 2011.
    Participantes: Autoridades municipais, lideranças comunitárias, diretores de escolas, professores, agentes públicos e membros de organizações não-governamentais
     
São Francisco

Contato: cidadaniaribeirinha@almg.gov.br