Educação para Cidadania

Parlamento Jovem de Minas

Etapa Estadual

A etapa estadual do projeto acontece no 2º semestre de cada ano, na sede da Assembleia de Minas, em Belo Horizonte. Os jovens representantes das regionais atuam como membros da sociedade civil, discutindo e votando propostas de ação para o poder público e de aperfeiçoamento da legislação sobre o tema estudado.

A etapa estadual é planejada para durar três dias:

  • 1º dia: estudantes participam de atividades de entrosamento.
  • 2º dia: grupos de trabalho discutem o documento-base da etapa estadual, que contém as propostas aprovadas na etapa municipal e na etapa regional. Os jovens elencam, então, as propostas a serem levadas à plenária final.
  • 3º dia: estudantes se reúnem no Plenário da Assembleia de Minas, para votar as propostas do documento originado dos grupos de trabalho.

O documento final é entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG, que o analisa, dá um parecer e propõe um encaminhamento.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Edições do Parlamento Jovem

Perguntas Frequentes

  • Como é desenvolvido o Parlamento Jovem de Minas?

    O projeto é desenvolvido e coordenado pela ALMG, através da Escola do Legislativo, e pela PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) . É realizado em três etapas:
    - Municipal, que acontece nos municípios participantes, sob coordenação das Câmaras
    - Regional, que acontece em uma cidade-polo da região, sob a coordenação da Câmara do município polo
    - Estadual, que ocorre em Belo Horizonte, coordenada pela Assembleia Legislativa e pela PUC Minas.

  • Quem pode participar do projeto?

    Câmaras municipais convidadas pela ALMG, a partir de manifestação de interesse.

  • Como as câmaras podem participar?

    O pré-requisito é que a câmara interessada já ofereça atividades de educação para cidadania ou esteja comprometida com um programa visando desenvolvê-las. Confirmada a participação, a câmara já se prepara desde o ano anterior, acompanhando algumas atividades do projeto, definidas pela coordenação geral. Para saber mais, fale com a Escola do Legislativo.

  • Como posso inscrever minha escola?

    O processo de seleção das escolas públicas e particulares interessadas em participar do PJ Minas é feito pelas câmaras municipais, parceiras da ALMG e da PUC Minas nesse projeto. As câmaras mobilizam outros parceiros e escolas de nível médio e superior da cidade. Para saber mais, fale com a Escola do Legislativo ou procure a câmara de sua cidade.

  • Quantos alunos e escolas podem participar da etapa municipal do PJ Minas?

    Cabe a cada câmara municipal definir quantas escolas e estudantes poderá atender na etapa municipal. A Assembleia lembra que, para enriquecer as discussões e o debate de ideias, é importante que seja mantido, tanto quanto possível, o equilíbrio entre o número de escolas públicas e particulares convidadas.

Notícias Relacionadas

Parlamento Jovem de Minas

fotos

Visita técnica do Parlamento Jovem a Lavras
Visita técnica do Parlamento Jovem a Lavras
Visita técnica do Parlamento Jovem a Lavras
Visita técnica do Parlamento Jovem a Lavras
Visita técnica do Parlamento Jovem a Lavras
Visita técnica do Parlamento Jovem a Lavras
Veja todo conteúdo relacionado: