Deputados
Arlen Santiago

Conheça os Deputados da 18ª legislatura (de 01/02/2015 a 31/01/2019)

Arlen Santiago | Em exercício

ARLEN DE PAULO SANTIAGO FILHO (PTB)

3º-Secretário da Mesa da Assembleia
Médico e advogado. Sua principal região de atuação política é o Norte de Minas. Foi vice-prefeito de Montes Claros (1996-1999). Presidiu a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) em dois mandatos: 1993-1994 e 1995-1996. Foi prefeito do município de Coração de Jesus, no Norte de Minas (1993-1995), tesoureiro da Executiva Estadual do PTB (1999) e presidente do Colegiado dos Secretários Municipai...

Conheça a história do deputado   Fale com Arlen Santiago

Naturalidade: Montes Claros - MG
Nascimento: 25/07/1954
Gabinete: Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - 2º andar - conjunto 222
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefones: (31) 21085030
Fax: (31) 21085033

Últimas Proposições

17/12/2016
RQC 7541 DE 2016

Requerem seja formulada manifestação de aplauso ao Sr José Eduardo da Silva pelo brilhante trabalho realizado com os moradores das casas de saúde Padre Damião, em Ubá, São Francisco de Assis, em Bambuí, Santa Izabel, em Betim, e Santa Fé, em Três Corações.

17/12/2016
RQC 7540 DE 2016

Requerem seja enviado ao Ministério da Saúde pedido de providências com vistas a dar celeridade ao credenciamento das unidades de atenção maternoinfantil da Rede Cegonha no Estado, conforme lista apresentada.

17/12/2016
RQC 7539 DE 2016

Requerem seja enviado ao Ministério da Saúde pedido de providências com vistas a credenciar o Samu Macro Sul, que já está em funcionamento.

Pronunciamentos

02/02/2017

Comunica a sua posse como 3º secretário da Assembleia Legislativa, agradece aos parlamentares e propõe à Mesa que atue em defesa de um estado mais justo. Leia Mais

06/12/2016

Comenta o projeto de lei que assegura, através do Sistema Único de Saúde, no âmbito do Estado, a realização, em até trinta dias, dos exames destinados à comprovação de doença neoplásica. Leia Mais

30/11/2016

Declara posição contrária ao veto total à proposição de lei que dispõe sobre a concessão de desconto no pagamento de crédito tributário inscrito em dívida ativa para apoio a hospitais filantrópicos, a hospitais de ensino e a entidades beneficentes sem fins lucrativos de assistência à ... Leia Mais

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Veja também

Perguntas Frequentes

  • O que faz o deputado estadual?

    Membro da Assembleia, o deputado estadual representa os interesses da sociedade no Parlamento, sendo eleito pelo voto popular para um mandato de quatro anos. O exercício do mandato compreende várias atividades, entre elas a discussão e a produção de leis que têm impacto direto na vida das pessoas, como nas áreas de saúde, educação, segurança, meio ambiente e defesa do consumidor.
    O deputado também fiscaliza o Executivo, avaliando as políticas públicas. Para isso, pode solicitar informações ao Governo e convocar secretários de Estado. Faz ainda a intermediação de conflitos entre, por exemplo, os cidadãos e o Estado.
    O parlam... Leia mais

  • Como é estipulado o número de 77 deputados estaduais?

    O número de deputados estaduais é definido de acordo com as Constituições Federal e Estadual, proporcionalmente à população do Estado, e tem como base a representação na Câmara dos Deputados. Para se chegar ao número de deputados estaduais, é utilizada a regra do triplo, que tem aplicabilidade limitada a 12 deputados federais (cujo triplo é 36).
    Para os estados que possuem mais de 12 deputados federais, caso de Minas, aplica-se essa mesma regra; porém, deve-se acrescentar ao triplo (36) o número de deputados federais excedentes a 12.
    Ou seja, o cálculo do número de deputados estaduais é feito multiplicando-se 12 por três (3... Leia mais

  • Como consigo uma lista com os telefones de todos os deputados?

    A relação de todos os deputados da atual legislatura com os respectivos telefones de contato, fax, e-mail e outras informações pode ser consultada no Portal da Assembleia, na seção Fale com a Assembleia.

  • Qual é a remuneração mensal dos deputados?

    A remuneração dos deputados mineiros corresponde a 75% da recebida pelo deputado federal, conforme legislação estadual combinada com o Decreto Legislativo 112, de 2007, da Câmara dos Deputados, e Ato Conjunto das Mesas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

    Todos os valores estão detalhados na aba Remuneração dos Deputados e Custeio, na página Prestação de Contas.

     

  • Que outros valores o deputado pode receber como remuneração?

    O deputado recebe ajuda de custo correspondente a duas parcelas nos valores do subsídio, pagas no início e no encerramento de cada legislatura, conforme a Lei 20.337, de 2012.

    Também recebe uma outra parcela correspondente ao valor do subsídio, a ser paga no mês de dezembro, proporcionalmente ao efetivo exercício do mandato parlamentar no ano.

    Todos os valores que o deputado pode receber como remuneração estão detalhados na aba Remuneração dos Deputado... Leia mais

Notícias Relacionadas

Arlen Santiago

fotos

Reunião Ordinária - tarde - análise de proposições
Reunião Ordinária - tarde - análise de proposições
Reunião Ordinária - tarde - análise de proposições
Reunião Ordinária - tarde - análise de proposições
Reunião Ordinária - tarde - análise de proposições
Reunião Ordinária - tarde - análise de proposições
Veja todo conteúdo relacionado: