Notícias

Solidariedade e confiança marcam os 45 anos do Sicoob Cofal

Gestores da cooperativa de crédito receberam diploma com voto de congratulações pelos serviços prestados à sociedade mineira.

Imagem

Em 1980, um grupo de servidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em busca de uma alternativa ao sistema bancário tradicional, criou a Cooperativa de Crédito dos Servidores dos Poderes Legislativos do Estado (Sicoob Cofal), homenageada nesta sexta-feira (17/10/25) pela Comissão de Desenvolvimento Econômico.

Atuais e ex-dirigentes da cooperativa receberam das mãos do deputado Antonio Carlos Arantes (PL), que solicitou a audiência, diploma com voto de congratulações pelos serviços prestados à comunidade cooperada e à sociedade mineira aos longo dos seus 45 anos de atuação.

Botão

O parlamentar destacou a força do cooperativismo como instrumento capaz de transformar a vida das pessoas, com a união de pequenas forças que, juntas, se tornam maiores. Com responsabilidade e seriedade, frisou o deputado, o Sicoob Cofal se tornou um exemplo, transmitindo aos cooperados confiança na sua gestão.

Presidente do Sicoob Cofal e diretor-geral da Assembleia, Cristiano Félix ressaltou a história de união, solidariedade e transformação social que supera números e resultados financeiros.

Citação

Ele lembrou que 2025 foi nomeado o “Ano Internacional das Cooperativas” pela Organização das Nações Unidas (ONU), um reconhecimento ao trabalho essencial dessas instituições para combater a pobreza, reduzir desigualdades, enfrentar a crise climática, gerar trabalho decente e garantir inclusão econômica.

Cristiano Félix também salientou o sabor especial da homenagem desta sexta (17), na sua própria casa, a Assembleia, após a entidade ser reconhecida em diversos prêmios nacionais de excelência em gestão.

Segurança, transparência e gestão

Diretor financeiro e comercial do Sicoob Cofal e diretor de Infraestrutura da Assembleia, Anderson Moratori apresentou um breve histórico da cooperativa.

Entre os principais marcos na sua trajetória, estão a oferta de conta-corrente e outros serviços a partir de 1999, a conquista da sede própria em 2001, a expansão da área de atuação para o Tribunal de Contas (TCE), em 2017, e para a Câmara Municipal de Belo Horizonte, em 2020, bem como a livre admissão na Capital, em 2022, com a abertura para atendimento a todos os residentes em BH.

Atualmente, são 52 funcionários para atender cerca de 5 mil cooperados, com mais de R$ 350 milhões sob administração. Nos últimos 20 anos, a cooperativa apresentou um resultado superior a R$ 60 milhões, com a distribuição de mais da metade do valor em sobras líquidas aos cooperados

Conforme destacou Anderson Moratori, o Sicoob Cofal trouxe segurança e apoio financeiro, transparência e a gestão consciente e protegida dos recursos confiados à cooperativa, o que vai ao encontro de uma instituição criada para auxiliar os servidores do Legislativo quanto ao uso adequado do crédito e à administração de gastos.

Representando o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado (Ocemg), Geraldo Magela abordou as inúmeras ações sociais do Sicoob Cofal, a exemplo da Feijoada Solidária, em benefício de entidades filantrópicas, e a participação no projeto Assembleia Solidária, com a mobilização de cidadãos, entidades e instituições em torno de causas sociais.

Maninho Félix (PSD), vereador de Belo Horizonte, ratificou a relevância do cooperativismo de crédito no País e celebrou a criação do Dia Municipal do Cooperativismo, fruto de lei de sua autoria em homenagem à força e capacidade de articulação das cooperativas.

O vereador comanda a Frente Parlamentar do Cooperativismo de Belo Horizonte. Em nível estadual, o deputado Antonio Carlos Arantes preside a Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop-MG), instituída em 1997.

Comissão de Desenvolvimento Econômico - homenagem ao Sicoob Cofal
“O desenvolvimento econômico, social e ambiental passa pelo cooperativismo. Somos parte da maior organização social do planeta (a Aliança Cooperativa Internacional). É um modelo de negócios único, baseado em valores humanos, que gera oportunidades, preserva o meio ambiente e promove a inclusão.”
Cristiano Félix
Presidente do Sicoob Cofal e diretor-geral da Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine