Notícias

Situação de centro escolar aciona Comissão de Educação

Centro, que oferta cursos no Plug Minas, teria problemas estruturais, sendo que o imóvel é um dos que pode ser federalizado com o Propag.

Imagem

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta quarta-feira (1º/10/25), uma audiência pública para debater a relevância do Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias (Cicalt), na Região Leste da Capital mineira.

Solicitada pelas deputadas Lohanna (PV), Beatriz Cerqueira, presidenta da comissão, e Andréia de Jesus, as duas últimas do PT, a reunião vai ocorrer às 9 horas, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência.

Botão

As deputadas devem abordar na audiência o planejamento de vagas e o funcionamento do Cicalt para os próximos anos, além da execução das atividades nos anos anteriores. O centro está instalado no Plug Minas, imóvel que foi incluído da lista para possível federalização no âmbito do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

O Plug Minas foi criado em 2009 com objetivo de formar estudantes no empreendedorismo de moda, tecnologia, artes e idiomas. O Cicalt oferece os principais cursos disponíveis.

Cicalt já pautou visita da ALMG

A situação da Cicalt já pautou visita da Comissão de Cultura da ALMG em agosto deste ano por solicitação da deputada Andréia de Jesus. Na ocasião, a comissão verificou que o local conta com 129 matrículas, em 10 turmas divididas em turnos pela manhã e à tarde. Também identificou diversos problemas estruturais e falta de investimento por parte do governo estadual.

Lista

A audiência desta quarta (1º/10) vai continuar a debater o assunto. Para a parlamentar, a situação é perversa. “O lugar atende alunos em vulnerabilidade social. Houve investimento, mas agora o Estado está dificultando o acesso e abrindo mão de equipamentos, que estão jogados”, enfatizou.

Para a deputada Lohanna, a situação do Cicalt reflete o descaso do governo Zema com a única escola de formação técnica em arte e cultura de Minas Gerais.

Citação

Ela acrescentou: “Não aceitaremos que a arte, a cultura e a formação técnica, tão essenciais para o futuro de Minas, continuem sendo negligenciadas”.

Para a atividade foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Educação, da Superintendência Regional de Ensino, da Fundação Helena Antipoff e do Cicalt.

Comissão de Cultura - visita ao Plug Minas
“Um espaço que deveria ser um centro de excelência para nossos jovens está hoje marcado por problemas graves de infraestrutura, com blocos interditados por risco de desabamento e equipamentos abandonados.”
Lohanna
Dep. Lohanna

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine