Notícias

Parlamento Jovem de Minas realiza plenárias regionais

Reuniões, que foram iniciadas na sexta (4), prosseguem até esta quinta (10) em cada um dos 20 polos regionais.

07/08/2023 - 16:30 - Atualizado em 23/08/2023 - 16:29
Imagem

Estão em andamento as plenárias regionais do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), programa de formação política da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) voltado a estudantes do ensino médio. A iniciativa é realizada por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.

Cada um dos 20 polos regionais, que englobam os 132 municípios integrantes do PJ Minas 2023, realiza sua plenária regional. Os encontros se estendem até esta quinta-feira (10), conforme o cronograma do evento.

Nas plenárias regionais, os jovens se debruçam sobre relatório que consolida as propostas em relação ao tema da edição, priorizadas pelas cidades de cada polo. Neste ano, os estudantes tratam do tema Jovem e Mercado de Trabalho e de seus três subtemas:

  • Desenvolvimento econômico e mercado de trabalho
  • Escolaridade e qualificação profissional
  • Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho

Neste momento, representantes de todos os municípios vão para a sede do polo e debatem essas propostas, priorizando as melhores, que serão levadas à plenária estadual, realizada na Capital mineira, nos dias 20, 21 e 22 de setembro.

Propostas ganham projeção

A coordenadora estadual do PJ Minas, Veruska Gontijo, enfatiza que as plenárias regionais são um momento especial.

Citação

Em vídeo que fez sobre a plenária regional, divulgado no Instagram do PJ Minas, Veruska Gontijo ressaltou que o programa se configura como um processo educativo contínuo e falou sobre a importância da efetiva participação dos estudantes.

Ela recomendou aos jovens: “Vale neste momento cuidar da escuta e da comunicação e das relações entre vocês que são participantes de municípios diversos. As diferenças nos desafiam a todo momento. Mas é importante respeitar as diferentes contribuições”.

Segundo a coordenadora estadual do PJ Minas, os estudantes fazem outras duas entregas na plenária regional, além das propostas priorizadas. São elas: sugestão de tema para ser discutido no PJ Minas no ano seguinte e lista de representantes escolhidos para participar da plenária estadual.

Polos Noroeste e Zona da Mata Norte relatam experiências

A participação efetiva dos estudantes marcou a plenária regional dos polos Noroeste e Zona da Mata Norte, na última sexta-feira (4), quando a atividade foi iniciada.

De acordo com os coordenadores dos polos, Luiz Cláudio de Araújo e Patrícia Gomes, respectivamente, os encontros mostraram que os jovens se envolveram de fato com o tema da edição e buscaram defender as propostas nas quais acreditavam.

A plenária regional do polo Noroeste foi realizada na Câmara Municipal de Unaí e contou com a participação de 93 estudantes desse município e de Chapada Gaúcha, Riachinho, João Pinheiro e Paracatu.

Segundo Luiz Cláudio, foram priorizadas propostas sobre a implantação de melhorias para o acesso ao trabalho por pessoas com deficiência, de programas de incentivo à contratação de jovens por empresas no modelo do Jovem Aprendiz e de uma grade curricular por parte da Secretaria de Estado de Educação que facilite o ingresso no mercado.

Já a plenária regional do polo Zona da Mata Norte foi realizada na Câmara Municipal de Ubá e contou com a presença de 60 estudantes dessa cidade e dos municípios de Coimbra, Paula Cândido, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

De acordo com Patrícia Gomes, o resultado da atividade foi bastante positivo e demonstrou o amadurecimento dos jovens em relação ao tema. Ela destacou que, durante as discussões, foi inevitável refletir sobre o novo ensino médio.

Citação

Os dois coordenadores de polo enfatizaram que é desafiador propor que estudantes de cidades diferentes, inclusive de portes diversos, pensem coletivamente sobre as propostas em questão. Apesar disso, destacaram que a tarefa é gratificante. “É bom ver a aprendizagem dos jovens. A semente está sendo lançada”, afirmou Luiz Cláudio.

Parlamento Jovem - Plenária regional do polo Zona da Mata Norte
“As propostas elaboradas na etapa municipal passam a alcançar o polo para serem debatidas e escolhidas. Era a perspectiva de um município e agora passa para a de uma região.”
Veruska Gontijo
Coordenadora estadual do PJ Minas
“A maior parte dos estudantes o avalia como negativo, uma vez que ele não prepara esses jovens nem para o vestibular e nem para o mercado de trabalho.”
Patrícia Gomes
Coordenadora do polo Zona da Mata Norte

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine