Notícias

Iniciada formação de coordenadores para o PJ Minas 2023

Atividades vão até a próxima quarta (23) e englobam desde regulamentos e normas até a discussão sobre mercado de trabalho.

16/11/2022 - 18:41 - Atualizado em 17/11/2022 - 08:07
Imagem

Coordenadores do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) iniciaram, nesta quarta-feira (16/11/22), a formação para atuarem na edição de 2023, que vai debater o tema "Jovem e mercado de trabalho". Os participantes das câmaras ingressantes passam por uma formação introdutória para, depois, se juntarem aos demais no curso específico de coordenadores. As atividades seguem até a próxima quarta-feira (23), na Escola do Legislativo (ELE) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O PJ Minas é um programa de educação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio. Ele é realizado pela ALMG em parceria com as câmaras municipais e com apoio da PUC Minas. Para o curso de coordenadores, os municípios participantes foram divididos em quatro turmas, considerando-se a localização dos polos regionais de 2022 e das câmaras ingressantes.

Nesta quarta (16), a Escola recebeu representantes dos polos Centro-Oeste, Médio Espinhaço, Médio Piracicaba, Metropolitano e Vales do Aço e Rio Doce. Edênia Alcântara, vereadora de Itaúna, é ingressante, embora o município tenha participado da edição de 2019.

Citação

No curso, Edênia espera trocar experiências que facilitem o trabalho com a juventude. “Isso é um desafio. São linguagens múltiplas, um público às vezes difícil de se atingir. E um tema importante e necessário”, enumerou, referindo-se à temática de 2023.

Imagem

A segunda turma tem os polos Alto Jequitinhonha/Mucuri, Sudoeste, Triângulo e União Norte; a terceira engloba Vale do Piranga, Vertentes, Zona da Mata I, Zona da Mata II, Zona da Mata III; e a turma quatro tem Conexão Sul, Sul I, Sul II, Sul III.

Programação tem palestras sobre mercado de trabalho

A programação do curso inclui trocas de experiências, informações sobre normas e regulamentos, apresentações das equipes da ALMG e, neste ano, palestras sobre o tema "Jovem e mercado de trabalho". “Nesse primeiro momento, fazemos uma introdução com os participantes, sobretudo na perspectiva do papel da câmara municipal no PJ Minas”, sintetiza Veruska Gontijo, que é servidora da ELE.

Entre as atribuições, ela cita a formação política e temática dos alunos, a mobilização, estudos e diagnósticos locais e, ainda, a formação para elaboração de propostas nos níveis municipal e regional.

Outra atividade prevista é a reflexão sobre o que deve ser mantido e o que precisa ser aprimorado para a edição seguinte. Segundo Veruska, os participantes validaram o trabalho de integração dos jovens, incluindo-se dos estudantes de escolas públicas com os de escolas privadas. A efetiva participação dos vereadores e das próprias câmaras também foi destacada.

Paulo Freire

Dois palestrantes abordaram o tema da edição de 2023. O empresário Weder Vilela, master coach, mestre em inovação e proprietário da Pastelândia, recorreu à pedagogia do educador Paulo Freire para relacionar a educação e o trabalho com a autonomia dos jovens.

Já o professor Heli Sabino, da Faculdade de Educação da UFMG, falou sobre o protagonismo dos jovens e os desafios do mercado de trabalho atual, entre os quais a precarização das condições de trabalho e as oportunidades trazidas pela criatividade.

Projeto permanente

Imagem

Com grandes expectativas em relação à estreia no Parlamento Jovem, o vereador Alexandre Silva Coutinho, de Santana do Paraíso, já quer garantir a continuidade do projeto no município. “Nossa meta é aprovar uma resolução na câmara que torne o PJ Minas permanente”, aponta. Sobre o tema de 2023, ele aponta ser muito atual, sobretudo após a pandemia.

A professora Rosimeire Ferreira Souza, de Dom Cavati, tem a mesma opinião, mas considera que a falta de motivação dos jovens pode ser uma questão geracional. “Muitos não sabem a informática básica para atuarem no mercado de trabalho. Só conhecem o funcionamento do celular. Vamos ter oportunidade de trabalhar isso”, aponta.

Parlamento Jovem 2023 - Curso de Formação dos Coordenadores Municipais do PJ Minas
Parlamento Jovem 2023 - Curso de Formação dos Coordenadores Municipais do PJ Minas
Parlamento Jovem 2023 - Curso de Formação dos Coordenadores Municipais do PJ Minas
“Sou ex-PJ Minas e, agora, vou coordenar o projeto. Minha experiência em 2019 foi muito marcante porque vi ali uma possibilidade de transformação. Isso me fez querer ingressar na política.”
Edênia Alcântara
Vereadora de Itaúna

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine