Importância de encontros sobre o Plano Estadual de Educação é tema de audiência pública
A finalidade é divulgar etapas de encontros que compõem a Conferência Estadual para balizar políticas de ensino.
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza mais uma audiência pública nesta quinta-feira (28/8/25) às 15 horas, no Auditório SE do Palácio da Inconfidência. Desta vez, a finalidade é discutir a importância da realização da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais (Ceemg) 2025-2027 para a construção do Plano Estadual de Educação.
A reunião foi solicitada pela presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT). Conforme seu gabinete, é objetivo da parlamentar reforçar a importância das etapas municipal, territorial e final da conferência estadual para o monitoramento dos resultados e aprovação das propostas que comporão o Plano, que abrange o ensino da creche à pós-graduação em todo o território de Minas Gerais.
Os encontros nos três âmbitos são fundamentais para planejar, organizar e coordenar a realização da Conferência Estadual de Educação em Minas Gerais, realizada pelo Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (Fepemg). É a partir da participação da sociedade nos eventos que surgem os dados que comporão o novo Plano Estadual de Educação de Minas Gerais (Peemg) para o decênio 2028-2038.
A Ceemg 2025-2027 constitui-se de três etapas. A municipal acontece de 1º de setembro a 30 de novembro deste ano. A etapa territorial será realizada entre 17 e 21 de abril de 2026. Já a etapa final, acontece nos dias 3 a 7 de setembro de 2026.
Entre outros representantes de entidades envolvidas com a defesa da educação, já confirmaram presença a coordenadora do Fepemg, Analise de Jesus da Silva; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Felipe Michel Santos Araújo Braga; a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute) e a presidenta do Sindicato dos Professores do Estado, Valéria Peres Morato Gonçalves.
