Notícias

Embaixador italiano visita a Assembleia

Diplomata foi recebido pelo presidente Tadeu Martins Leite no Salão Nobre. Criação de Frente Parlamentar Minas-Itália foi debatida em audiência pública.

23/04/2024 - 11:58 - Atualizado em 23/04/2024 - 16:04
Imagem

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), recebeu, nesta terça-feira (23/4/24), o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese. Após visita ao Salão Nobre, o embaixador participou do debate sobre criação da Frente Parlamentar Minas-Itália, em audiência da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia, no Auditório José Alencar. 

Alessandro Cortese ressaltou a tradição de investimentos italianos em Minas e a importância do lançamento da frente parlamentar, tendo em vista que os deputados são responsáveis por representar os interesses da população mineira. 

De acordo com o embaixador, há 32 milhões de descendentes de italianos no Brasil, sendo que mais de 2 milhões deles vivem em Minas Gerais. Seus conterrâneos estabeleceram raízes e criaram laços com o País, contribuindo para a formação da sociedade brasileira, destacou. A imigração italiana completa 150 anos em 2024.

Tadeu Martins Leite afirmou que a visita reforça os laços entre a Itália e Minas Gerais e lembrou o papel fundamental das empresas italianas no Estado.

Citação

Também participou da solenidade no Salão Nobre e da audiência pública a cônsul-geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero. Ela abordou os valores compartilhados entre as sociedades mineira e italiana que resultaram nas sólidas relações entre o Estado e o país europeu.

Vídeo

Frente Parlamentar

O objetivo da Frente Parlamentar Minas-Itália é a aproximação e a valorização da comunidade italiana estabelecida em Minas, assim como o intercâmbio de experiências no turismo, na gastronomia, na cultura e no desenvolvimento econômico.

Na audiência pública, o deputado Mauro Tramote (Republicanos), coordenador da frente parlamentar, destacou o legado da imigração italiana para o Estado, onde residem hoje cerca de 48 mil cidadãos da "Velha Bota", em referência ao formato geográfico do país.

De 1874 a 1920, Minas recebeu aproximadamente 80 mil italianos, segundo o deputado. Ele salientou a influência desses europeus na cultura e na economia: Minas é o Estado que mais exporta para a Itália e o segundo maior importador. Entre as 110 empresas de matriz italiana no Estado, Mauro Tramonte citou a relevância de grupos como a Fiat, a Sada e a Ferrero. 

Petterson Tonini, superintendente da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e Ana Corrêa, secretária-geral da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, comentaram a tradição gastronômica mineira e italiana e o grande potencial turístico que carregam.

Inspirado nas rotas de turismo gastronômico da Itália, o Estado impulsiona cada vez mais o "turismo de experiência", modalidade que mais cresce no mundo, conforme o representante da Secult. A ideia é mobilizar a oferta de produtos turísticos focados nas riquezas de Minas, como seu patrimônio histórico e a maior produção de café do mundo.

Visita oficial do embaixador da Itália à ALMG
“O que pudermos fazer para reforçar esses laços históricos entre Minas e a Itália, nós vamos fazer."
Tadeu Martins Leite
Dep. Tadeu Martins Leite
Representantes do governo italiano foram recebidos pelo presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine