Notícias

Crea-MG será homenageado por 90 anos de funcionamento

Reunião Especial é nesta segunda-feira (15), a partir das 19 horas, no Plenário da ALMG.

12/04/2024 - 13:26
Imagem

Homenagear o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) pelos seus 90 anos de funcionamento, que serão completados no próximo dia 23 de abril, é o objetivo da Reunião Especial que será realizada nesta segunda-feira (15/4/24), a partir das 19 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento para a homenagem foi assinado por 32 parlamentares, tendo como primeiro signatário o deputado Tito Torres (PSD).

Botão

Instituído pelo Decreto Federal 23.569, de 1933, o Crea-MG foi instalado em 23 de abril de 1934, importante período da construção do Estado brasileiro, conforme Tito Torres reforça no requerimento que possibilitou a reunião.

Trata-se de uma autarquia federal, mas, diferentemente de outras autarquias, não se acha sob o controle político do Estado e é custeado com recursos advindos das contribuições de seus registrados.

“No cumprimento de sua missão, defende a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas e exige a presença declarada de profissionais legalmente habilitados, com conhecimento e atribuições específicas, na condução dos empreendimentos e execução dos serviços de engenharia, agronomia e geociências”, reforça o parlamentar, no requerimento pela reunião.

Citação

Na programação da Reunião Especial está prevista a composição de uma mesa de honra com autoridades, execução do Hino Nacional e a exibição de um vídeo institucional contando a história e a atuação do órgão homenageado. Será entregue placa com a homenagem a representantes do Crea-MG, e haverá pronunciamento no Plenário alusivos à comemoração.

A Lei Federal 5.194, de 1966, que regula o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo, detalha uma série de atribuições do Crea-MG, que tem um plenário como instância máxima, composto por representantes de entidades de classe e instituições de ensino.

Além da legislação federal, o Crea-MG possui um Regimento Interno que estabelece parâmetros específicos para seu funcionamento. Por meio do seu portal, presta também uma série de serviços aos profissionais e cidadãos e está presente presencialmente em dezenas de municípios mineiros.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais completa 90 anos de funcionamento no próximo dia 23 de abril
“O Crea trabalha pela valorização das profissões regulamentadas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social sustentável. O Conselho faz isso por meio da verificação e fiscalização do exercício e das atividades nas áreas da engenharia, da agronomia e das geociências."
Tito Torres, no requerimento da Reunião Especial
Dep. Tito Torres, no requerimento da Reunião Especial

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine