Notícias

Comissão verifica trabalho na Lagoa da Petrobras

Visita, nesta segunda-feira (15), busca acompanhar as ações anunciadas pela empresa para limpeza do espelho d´água e de desassoreamento.

12/04/2024 - 11:00
Imagem

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais visita a Lagoa da Petrobras para acompanhar as ações de limpeza do espelho d'água e de desassoreamento do lago. A visita será nesta segunda-feira (15/4/24), às 10 horas, com ponto de encontro no vertedouro da lagoa (Rodovia MG-040, Km 29 – Sentido Ibirité/Sarzedo), na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A visita é um desdobramento de várias discussões promovidas pelo Legislativo sobre esse tema, em especial audiência realizada em Ibirité, em novembro de 2023, na qual a Petrobras anunciou o Projeto AquaSence, conduzido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em conjunto com a Universidade do Estado (Uemg). O requerimento para a visita é da deputada Ione Pinheiro (União).

Botão

Conforme anunciado, o AquaSence seria iniciado em março deste ano, com a formalização do termo de compromisso com as universidades. No projeto, segundo a Copasa, serão utilizados drones para identificar o estágio de crescimento dos aguapés e facilitar sua remoção de forma mais eficiente. Também serão mapeados pontos de erosão e áreas prioritárias de intervenção para desassoreamento, além dos riscos para áreas habitadas estão abaixo do reservatório.

A companhia prevê conluir a limpeza do espelho d’água até 2025. Maio do mesmo ano também é o prazo que a Copasa deu, na mesma audiência, para concluir o sistema de esgotamento sanitário em Ibirité, com investimentos de R$ 45 milhões. Na ocasião, Ione Pinheiro comemorou os anúncios e cobrou uma prestação de contas para a população de Ibirité e Sarzedo.

Já confirmaram presença na visita representantes do Instituto de Gestão das Águas (Igam) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Lista
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - debate sobre o plano de limpeza da Lagoa da Petrobras

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine