Notícias

Comissão vai verificar condições de escola em Centro Socioeducativo

Parlamentares vão visitar a instituição nesta sexta (8) para verificar condições físicas e ouvir os profissionais da educação.

Imagem

O Centro Socioeducativo São Jerônimo, em Belo Horizonte (Rua Santo Agostinho, 1361 – Horto), será visitado pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta sexta-feira (8/8/25), a partir das 9h30.

A instituição está vinculada à Escola Estadual Jovem Protagonista, e o objetivo da comissão é averiguar as condições de trabalho dos profissionais da educação e do atendimento escolar aos alunos. A proposta é levantar dados e realizar a escuta dos profissionais para a construção de um diagnóstico sobre as condições de trabalho e do atendimento educacional aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

O requerimento pela visita foi feito pela deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), que já ouviu alguns dos profissionais da Escola Jovem Protagonista em audiência pública anterior.

Lista

Na ocasião, foram levantadas questões como as condições precárias de trabalho, a necessidade de contratos mais específicos para a atuação dos profissionais nos centros socioeducativos, além do pagamento de adicional de periculosidade para os educadores.

Outro ponto destacado foi a determinação da Secretaria de Estado de Educação de reduzir o número de profissionais da educação básica que atuam nos centros socioeducativos, limitando a equipe a apenas um professor de biblioteca, um supervisor e um professor eventual por unidade escolar.

A visita será acompanhada pela promotora de Justiça da 23ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude Infracional, Ângela Fábero. Ela é responsável pela ação ajuizada no Ministério Público que resultou em uma decisão liminar impedindo a Secretaria de Estado de Educação de extinguir, desde abril deste ano, cargos como professor de biblioteca, supervisor e professor eventual na Escola Estadual Jovem Protagonista, que atende a quatro unidades socioeducativas.

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia - debate sobre a Escola Estadual Jovem Protagonista

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine