Comissão vai a Contagem debater a falta de acesso à água
Objetivo é ouvir as comunidades e discutir com a Copasa ampliação da infraestrutura de saneamento e abastecimento.
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), debater a falta de acesso à água no município, especialmente nos bairros periféricos.
A reunião, solicitada pela presidenta da comissão, deputada Bella Gonçalves (Psol), será nesta quinta-feira (14/8/25), a partir das 18h30, na Câmara Municipal de Contagem (Praça São Gonçalo, 18 – Centro). Representantes de bairros e ocupações já confirmaram presença.
De acordo com a parlamentar, a falta de água em alguns bairros de Contagem, especialmente Nova Contagem, tem afetado muito as moradias e os serviços prestados à população. “No ano passado tivemos escolas fechadas porque ficaram mais de uma semana sem água”, exemplificou.
Para Bella Gonçalves, em função dessa realidade, o avanço da infraestrutura de abastecimento do município precisa ser debatido. A comissão, segundo ela, quer ouvir da Copasa quais são as propostas de investimento e infraestrutura no saneamento e no fornecimento de água.
“A audiência também é uma oportunidade para escutar as comunidades. Acesso à água é um direito humano”, frisou a deputada. Gestores de Contagem também estão na lista de convidados para a reunião.
