Comissão discute valorização das artes marciais
Parlamentar defende importância de projetos sociais para reduzir evasão escolar e levar a mudanças positivas no comportamento dos jovens.
A Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência com convidados nesta quinta-feira (7/8/25) para debater políticas públicas para a valorização das artes marciais como instrumento de resgate social e educacional. A reunião, solicitada pelo deputado Mauro Tramonte (Republicanos), será no Auditório, a partir das 16 horas.
O parlamentar lembra que as artes marciais (como judô, karatê, jiu-jitsu, taekwondo, entre outras) ensinam respeito, disciplina, autocontrole, humildade e perseverança, valores considerados essenciais para o convívio social e a formação de caráter. No seu entendimento, essas práticas esportivas podem funcionar como uma extensão educativa, na qual o aluno aprende a lidar com conflitos, a trabalhar em equipe e a se superar.
Por isso, ele acredita que projetos sociais com artes marciais podem reduzir a evasão escolar e levar a mudanças positivas no comportamento dos jovens, especialmente daqueles em situações de risco e de exclusão social.

