Codevasf será homenageada por 50 anos de sua criação
Companhia atua na sustentabilidade de bacias hidrográficas de 14 estados além de Minas e será destacada em Reunião Especial nesta quinta (16).
15/05/2024 - 12:10Presente em 15 estados, e no do Distrito Federal, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) será homenageada nesta quinta-feira (16/5/24) pelos 50 anos de sua criação. A data será celebrada às 19 horas, em Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A homenagem foi solicitada pelo deputado Gil Pereira (PSD), que destaca em seu requerimento a importância da companhia para o Estado e as localidades em que está presente.
O deputado registra que a companhia está envolvida em diversos processos produtivos, a exemplo da agricultura familiar e irrigada, e que está prestes a iniciar uma obra importante para Minas, dentro do Projeto Hidroagrícola Jequitaí, beneficiando diretamente a região Norte do Estado.
Projeto Jequitaí
O Projeto Hidroagrícola Jequitaí consiste na implantação de duas barragens de usos múltiplos no Rio Jequitaí, na região dos Municípios de Francisco Dumont, Claro dos Poções e Jequitaí, no Norte de Minas Gerais.
Um leilão de concessão foi realizado no começo de março e teve como vencedor o Consórcio Jequitaí, com oferta de R$ 35 milhões pela outorga do empreendimento. O projeto deverá receber investimentos de R$ 1,5 bilhão durante o período de concessão, que terá prazo de 35 anos.
“Teremos, agora, os recursos para retomada e conclusão das obras, iniciadas em 2013", comemora o deputado, que preside a Comissão de Minas e Energia da Assembleia.
O projeto vai reforçar o abastecimento de água e possibilitar atividades como o ecoturismo, a recreação e a piscicultura na região. Quando concluído, beneficiará a população de 19 municípios no Norte de Minas.
Segundo a direção da companhia, além da reserva de água para segurança hídrica, o projeto terá a instalação de sistemas voltados para a produção agrícola irrigada em 20 mil hectares e as barragens viabilizarão a geração de energia.
Conforme a Codevasf, cerca de 650 mil pessoas serão beneficiadas, por meio de parcerias, com o objetivo de levar desenvolvimento sustentável ao interior do País. O prazo para instalação da primeira barragem do empreendimento é de 48 meses.
Erradicação da miséria e segurança hídrica
A Codevasf é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei 6.088, de 1974, de capital social pertencente integralmente à União e vinculada, atualmente, ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, tendo como objetivos erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.
Criada originalmente para atuar na bacia do Rio São Francisco, por sua importância social e econômica para o País, ao longo dos anos a empresa expandiu sua abrangência para áreas de bacias hidrográficas de vários outros rios e estados.
Hoje a companhia atua em mais de 3 milhões de quilômetros quadrados, abarcando cerca de 37% do território nacional. Além de Minas, está presente nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins e no Distrito Federal.
A Codevasf atua por meio da execução direta ou de parcerias, com ações relacionadas, principalmente, ao desenvolvimento da agricultura irrigada, à revitalização de bacias hidrográficas, à estruturação de atividades produtivas e à oferta de água para garantia da segurança hídrica.