Notícias

Bloco Afro Magia Negra é homenageado por comissão

Grupo de Belo Horizonte arrastou o público no Carnaval de 2024, promovendo a valorização da cultura negra.

19/04/2024 - 09:57
Imagem

A Comissão de Cultura recebe o presidente da Associação Cultural Bloco Afro Magia Negra, Fabiano Paula Camilo, em audiência nesta segunda-feira (22/4/24). Ele terá voto de congratulações pela participação do bloco no Carnaval de 2024 em Belo Horizonte. A reunião será às 15 horas, no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Botão

No requerimento para a homenagem, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) salienta que o Afro Magia Negra envolveu e arrastou o público com seus toques de tambores, trazendo para o Carnaval a luta contra o racismo. Ele também destacou que ele promove a "afrobetização" por meio da arte e valorização da cultura negra.

Informações publicadas nas redes sociais do Bloco Afro Magia Negra apontam que ele foi criado em 2013, em Belo Horizonte, pelo artista mineiro Camilo Gan, que buscou reunir pessoas comprometidas no enfrentamento ao preconceito étnico-racial contra o povo de pele negra.

Atualmente o grupo tem 80 membros, entre músicos dos tambores, instrumentistas de sopros e dançarinos. E conta com uma banda de rua e outra de palco. O bloco tem como mascote e inspiração a formiga, pelo seu alto grau de organização social e pela força poderosa que tem quando se junta em comunidade.

Comissão de Direitos Humanos - Debate Público - Povos e comunidades tradicionais de matriz africana (manhã)

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine