Notícias

Acordo para gerir sede da Filarmônica motiva visita e reunião

Comissão de Cultura promove as atividades, respectivamente, na segunda (15) e na terça (16), para avaliar impactos da medida, questionada pela orquestra e pelo TCE. 

12/04/2024 - 18:06
Imagem

O impacto do acordo de cooperação entre o Governo do Estado e o Serviço Social da Indústria (Sesi Minas) e os riscos para a manutenção da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais serão avaliados em duas atividades da Comissão de Cultura.

Na segunda-feira (15/4/24), às 16 horas, a comissão visita o Centro Cultural Itamar Franco, na Rua Gonçalves Dias, 3.333, no Barro Preto, na Capital. O local abriga a Sala Minas Gerais, onde a orquestra se apresenta regularmente.

Na terça-feira (16/4/24), será promovida audiência pública no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 15h30.

Botão

As duas atividades foram solicitadas por três parlamentares da Comissão de Cultura: o presidente e a vice, respectivamente, deputado Professor Cleiton e deputada Lohanna, ambos do PV, e o deputado Mauro Tramonte (Republicanos).

Foram convidados para a audiência na ALMG, entre outros, a subsecretária de Estado de Cultura, representantes do Ministério Público, da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e do Instituto Cultural Filarmônica (ICF).

Filarmônica foi excluída das negociações

Segundo notícias divulgadas na imprensa, o acordo foi assinado no dia 5/4 e inclui, além da Sala Minas Gerais, o Espaço Mineraria, os dois localizados no Centro de Cultural Itamar Franco. A Filarmônica afirma ter sido excluída das negociações, realizadas entre o governo, representado pela Codemig, e o Sesi, integrante do Sistema Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Segundo o Poder Executivo, a cooperação valerá por 60 meses e o Sesi poderá explorar comercialmente os locais para promoção de eventos culturais. Com isso, a Filarmônica será obrigada a desocupar todos os espaços até 31 de julho deste ano.

Orquestra nega ter pedido rescisão do contrato para uso da Sala Minas Gerais

O governo afirma ainda que a Sala Minas Gerais contará com apresentações da Orquestra Sesiminas, grandes produções musicais, nacionais e internacionais, espetáculos, eventos corporativos e celebrações empresariais. E o Espaço Mineraria vai receber uma escola de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e eventos sociais.

Fiemg e Codemig afirmam que, em 2023, a Filarmônica teria solicitado ao governo a rescisão do contrato de utilização da Sala Minas Gerais, mas a direção da orquestra nega essa informação. Ela acrescenta que, desde 2020, o Centro de Cultura Itamar Franco é administrado pelo Instituto Cultural Filarmônica (ICF) e a instituição se disse surpresa com a mudança. Pelo edital, o centro cultural ficaria aos cuidados do ICF até o fim de 2024, com possibilidade de prorrogação até 2040.

O ICF informa que a Sala Minas Gerais é ocupada pela Filarmônica durante todo o ano, com 80 apresentações nas séries de concertos com convidados internacionais e um público anual de 100 mil pessoas. São realizados no espaço ensaios e ações educacionais gratuitas, como Concertos para a Juventude e Concertos Didáticos, as gravações dos álbuns da orquestra e a transmissão ao vivo dos concertos, por meio de um estúdio próprio de TV.

TCE pede suspensão do acordo

Diante do impasse, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendou à Codemig a suspensão dos atos referentes ao acordo de cooperação com o Sesi para a gestão compartilhada da Sala Minas Gerais que resultem na alienação do espaço. O conselheiro do TCE Durval Ângelo determinou, na última terça (9), a intimação do presidente da companhia, Thiago Toscano, para prestar esclarecimentos sobre o assunto, no prazo de cinco dias úteis.

Comissões de Cultura e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas - visita à futura sede da Empresa Mineira de Comunicação

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine