Pronunciamentos

ANDRÉ QUINTÃO

Declaração de Voto

Agradece o apoio recebido, ao se despedir do seu mandato na Assembleia Legislativa.
Reunião 27ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 30/12/2022
Página 197, Coluna 1
Assunto DEPUTADO ESTADUAL.

27ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 28/12/2022

Palavras do deputado André Quintão

O deputado André Quintão – Presidente deputado Agostinho Patrus, queridas deputadas, deputados, na verdade, essa declaração de voto, eu a farei mais no sentido de manifestar aqui toda a minha gratidão, todo o meu reconhecimento nestes quase 20 anos de exercício parlamentar nesta Casa.

Este ano, nós enfrentamos um outro projeto eleitoral. Não fui candidato à reeleição a mais um mandato, em nome de uma construção política que pudesse barrar essa onda conservadora em nosso país. E, nesse sentido, cumpri a minha missão. Agradeço, inclusive, a convivência com o ex-prefeito de Belo Horizonte, candidato ao governo, Alexandre Kalil.

Queria também manifestar aqui todo o meu agradecimento ao meu partido, na pessoa do seu presidente, deputado Cristiano, pela confiança que o partido também a mim delegou em representá-lo na chapa majoritária aqui, em Minas Gerais. Então, saio desta legislatura com o coração e a alma leves, com a sensação do dever cumprido, mas, sobretudo, com uma alegria imensa pela passagem no Parlamento mineiro.

A Assembleia Legislativa é um espaço muito importante. Durante todo este período, tivemos a oportunidade de aprovar muitas leis importantes. Tive a oportunidade de criar e presidir, por vários anos, a Comissão de Participação Popular. Fui um dos mentores do projeto Parlamento Jovem, reativei as Frentes Parlamentares da Criança e do Adolescente e da Assistência Social. Mais recentemente, tive a imensa responsabilidade de ser o relator da CPI de Brumadinho. E a gente também sempre vem aqui, nesta tribuna, para dizer que temos a impunidade dos responsáveis. Então é importante que esse assunto não caia no esquecimento. E também, óbvio, tive a oportunidade de conhecer, de me enraizar mais nos vários cantos de Minas Gerais, nos vários municípios, nas várias regiões.

Então, eu queria aqui, do fundo do coração, presidente, primeiro, agradecer-lhe, particularmente nesta legislatura, a confiança a mim atribuída, em especial na pandemia, na relatoria de vários projetos, e também a sua amizade. Estaremos fora deste Parlamento no ano que vem, mas, com certeza, não só em relação ao presidente, mas também em relação a vários deputados que não estarão aqui, eu queria manifestar todo o meu respeito, desejando-lhes boa sorte na próxima legislatura.

Queria também agradecer ao conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras, funcionários da Assembleia Legislativa. Nada disso seria possível se a gente não tivesse esse suporte, esse apoio. Então faço questão de registrar toda a amizade e respeito profissional aos funcionários da Assembleia, do mais humilde, da auxiliar administrativa, dos garçons, da faxineira, até o consultor mais escolado, sempre dedicado em todas as comissões.

Queria também agradecer muito à minha equipe do gabinete que esteve comigo durante todo este período. Ninguém trabalha sozinho aqui, na Assembleia. Tenho muito respeito também por todos aqueles e aquelas que ajudaram na nossa caminhada, como a assessoria do nosso Bloco Democracia e Luta. Quero dizer que da Assembleia eu só levo coisa boa, só levo amizade, só levo resultados efetivos. O importante quando a gente sai de algum lugar é você olhar se há algum legado que você deixou. Eu acredito que deixei, do ponto de vista legislativo, político e, sobretudo, afetivo, com todos os deputados e deputadas que integram o Parlamento mineiro.

Então vai aqui o meu muito obrigado a todas e a todos. Espero que todos vocês tenham um ótimo futuro mandato aqui, em Minas Gerais. Um grande abraço e vamos lá, vamos partir para outros desafios porque a tarefa de reconstruir o Brasil é de todos nós.

O presidente – Parabéns, deputado André Quintão.

Esta presidência faz questão também de comemorar aqui a sua passagem por este Parlamento, o trabalho que aqui realizou, as tarefas às vezes árduas, duras, que V. Exa. desempenhou nesta Casa e que são reconhecidas por todos. V. Exa. é um deputado querido por todos os colegas, ameno no trato, mas acima de tudo firme naquilo que defende e naquilo em que acredita. São pessoas assim que deixam marcada na história da Assembleia a sua passagem. E a passagem do deputado André Quintão aqui é uma passagem que merece sempre a nossa comemoração. Tenho certeza de que mais do que um adeus é um até breve porque trata-se de um deputado jovem, com uma carreira e uma trajetória brilhantes na vida pública e com certeza vai ocupar cargos ainda mais importantes no cenário não só mineiro mas também brasileiro. Parabéns! Tenha certeza de que, para mim e para os outros 75 deputados desta Casa, é uma honra poder ter convivido com V. Exa., poder ter estado aqui ao seu lado e também usufruído da sua inteligência, da sua capacidade, da sua determinação e da sua força de trabalho. Parabéns por tudo que representa e por tudo que fez nesta Casa.

Com a palavra, para declaração de voto, o deputado Ulysses Gomes.