Número de partidos na nova legislatura terá um pequeno acréscimo, dos atuais 23 para 24 - Arquivo ALMG
Composição dos partidos que vão compor a ALMG na 20ª Legislatura

Nova legislatura terá mais um partido na Assembleia

ALMG passa a contar com parlamentares de 24 agremiações; legenda com maior representação é o PT, seguido do PL e PSD.

03/10/2022 - 00:37 - Atualizado em 03/10/2022 - 12:05

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que hoje tem 23 partidos, passará a ter, na 20ª Legislatura (de fevereiro de 2023 a janeiro de 2027), 24 legendas representadas.

O novo partido é o Democracia Cristã (DC), que elegeu um parlamentar. E uma agremiação perdeu representação na Casa: o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O partido com maior número de cadeiras passa a ser o Partido dos Trabalhadores (PT) - tinha 10 e pulou para 12 eleitos -, agremiação do candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro, e o Partido Social Democrático (PSD) empatam com nove parlamentares eleitos para a 20ª Legislatura.

Apesar disso, na próxima legislatura, haverá um parlamentar a menos do PL e do PSD na Assembleia, se comparado com a atual legislatura.

Confira os perfis das deputadas e deputados eleitos.

Perfil da 19ª Legislatura

O partido que mais perdeu numericamente sua representação foi o Partido Verde (PV), que caiu de 7 para 4 vagas. Em termos percentuais, quem sofreu a maior perda foram o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que tinham 3 representantes e agora tem apenas 1. Na outra ponta, o partido que mais ganhou cadeiras percentualmente foi o Progressistas (PP), que tinha apenas 1 e subiu para 6.

Esses números são baseados na apuração de 100% das urnas, mas a lista oficial dos eleitos ainda não foi homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).