Helena Barone recebe a presidente da Abet, Renata Dutra

Tribuna Livre desta quarta (21) aborda o desemprego

Programa discute as políticas públicas para o problema, além de tratar da precarização das condições de trabalho.

21/09/2022 - 11:31

O Tribuna Livre, que vai ao ar nesta quarta-feira (21/9/22), às 19 horas, mostra os desafios que aguardam os políticos eleitos em outubro. Apesar da queda nos índices de desemprego nos últimos meses, quase dez milhões de brasileiros buscam por um trabalho, segundo o IBGE.

E a informalidade tem sido a saída para a sobrevivência de milhares de famílias. Quais políticas públicas podem ser adotadas para aquecer o mercado de trabalho? Como lidar com a precariedade das condições de trabalho oferecidas aos empregados de aplicativos, por exemplo?

Esses trabalhadores enfrentam um cotidiano de trânsito caótico, sem locais de descanso, expostos a pressões por parte de clientes e estabelecimentos comerciais, além de baixos salários.

O programa também quer responder se a redução de custos para o empregador, imposta pela reforma trabalhista, promoveu aumento nos postos de trabalho. A convidada para debater essas questões é a professora de Direito, Renata Dutra, presidente da Abet - Associação Brasileira de Estudos do Trabalho

O Tribuna Livre faz parte da programação especial da TV Assembleia para as Eleições 2022.

Veja o Tribuna Livre que discutiu o papel da mineração em Minas Gerais: