Programa é apresentado pela jornalista Helena Barone

Tribuna Livre discute a dependência de Minas pela mineração

Programa da TV Assembleia vai ao ar nesta quarta (14), às 19 horas, e recebe o professor da UFJF Bruno Milanez.

13/09/2022 - 19:04

O Tribuna Livre desta semana debate os caminhos possíveis para diminuir a dependência de Minas Gerais em relação à mineração. Para discutir o tema, Helena Barone recebe o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Bruno Milanez. O programa, que faz parte da programação especial da TV Assembleia para as Eleições 2022, vai ao ar nesta quarta-feira (14/9/22), às 19 horas.

Em Minas, cinco por cento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, das riquezas produzidas pelo Estado, vem da extração mineral. A atividade está presente em quinhentos dos 853 municípios do Estado. Desastres como os de Mariana e Brumadinho escancararam riscos e falhas do modelo de exploração mineral e do sistema de fiscalização e controle. 

Outra questão são municípios dependentes da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) e que não investem em ações de longo prazo, pensando em quando não houver mais minério a ser explorado. Por isso, o Tribuna Livre pergunta “Minas Gerais sobrevive à Mineração?”.

Veja o episódio anterior do Tribuna Livre: