Funcionários da MGS, que promove processo seletivo para preenchimento de vagas - Arquivo ALMG

Concurso da MGS para educação será tema de audiência pública

Preocupada com possibilidade de terceirização do ensino, comissão ouvirá presidente da empresa nesta terça (6).

05/09/2022 - 16:18

Processo seletivo público simplificado promovido pela Minas Gerais Administração e Serviços (MGS), que tem o objetivo de preencher vagas temporárias e formar cadastro de reserva para atuação no Estado, inclusive em todos os níveis de ensino. Este será o foco da audiência pública que a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia promove nesta terça-feira (6/9/22), às 10 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.

Segundo o requerimento da presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), também serão discutidos os órgãos e as entidades do Governo do Estado onde os candidatos aprovados vão prestar os serviços. Também será detalhado o Edital 5/22, que estabelece as normas desse concurso, que inclui vagas para profissionais atuarem nos ensinos fundamental, médio, técnico e superior.

Terceirização

De acordo com o gabinete da parlamentar, a MGS tem divulgado editais de processo seletivo com a inclusão de cargos com funções de Auxiliar de Serviços da Educação Básica (ASB) e professor de apoio para atuar nas ocupações em todos os níveis de ensino.

Ainda conforme o gabinete, nas comissões instituídas pelo governo para realização de concurso na educação básica, o único cargo não contemplado foi o ASB. Para Beatriz Cerqueira, esse aspecto sinaliza a possibilidade de terceirização na rede estadual de educação.

Vários sites que divulgam concursos noticiaram o certame promovido pela MGS, que terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação do prazo por igual período. Está marcada para 18 de setembro, em Belo Horizonte, a realização da prova objetiva, que terá entre 20 e 30 questões (variando conforme o cargo) de português, matemática, raciocínio lógico, informática e conhecimentos gerais e específicos.

Vagas

Serão oportunidades temporárias para trabalhar na Capital e em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com salários entre R$ 1.269,12 e R$ 4.500 mensais. Quem estudou até a 4ª série do nível fundamental pode tentar o concurso para a função de auxiliar de diversas áreas, como serviços gerais, cozinha industrial, cantina, capina e outros.

Para candidatos com o ensino fundamental completo há vagas para porteiro/vigia. Com ensino médio completo, os interessados podem se candidatar às vagas de auxiliar de apoio ao educando, mecânico de equipamentos, técnico contábil e técnico em edificação. Para essas duas últimas carreiras também será cobrada formação técnica.

As oportunidades de nível superior são para analistas de infraestrutura de TIC, de sistemas e de suporte.

Convidados

Foram convidados para a audiência pública desta terça-feira (6) o presidente da MGS, Marcelo Magalhães Rosa, e o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga Rojas.