Escolha do tema para 2023 será feita em outubro, durante a etapa estadual da atual edição - Arquivo ALMG
PJ Minas abre inscrições para 2023

Abertas as inscrições para o Parlamento Jovem de Minas 2023

Prazo vai até 30 de setembro. Adesão é necessária somente para câmaras municipais que não participam da atual edição.

01/09/2022 - 14:55 - Atualizado em 02/09/2022 - 17:08

Câmaras municipais interessadas em ingressar no Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) já podem se inscrever para a edição de 2023. A adesão deve ser feita até o dia 30 de setembro, por meio de formulário disponível no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). As câmaras que participam da atual edição estão automaticamente inscritas.

No ato da inscrição, é obrigatória a indicação da câmara municipal, inclusive com o CNPJ. Cada casa legislativa poderá indicar até três representantes, sejam vereadores ou servidores. Além dos dados pessoais de cada um, é preciso informar no formulário os dados institucionais da câmara, que serão os mesmos para todos os representantes.

O regulamento do programa também está disponível no portal e traz todas as informações sobre competências e responsabilidades dos participantes, bem como a preparação e as etapas.

O PJ Minas é um programa de educação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio. Ele é realizado pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.

Desenvolvido em etapas (municipal, regional e estadual), o PJ Minas prevê a discussão, elaboração e priorização de propostas de políticas públicas relacionadas ao tema da edição. Em 2022, os estudantes estão abordando o tema “Saúde Mental do Jovem”.

Temática para 2023

Para 2023, serão submetidos à votação os temas “Jovem e Mercado de Trabalho”, “Jovem e Educação Financeira” e “Jovem e Acesso à Cultura”. A escolha será no dia 22 de setembro, durante as atividades da etapa estadual da atual edição.

A votação será híbrida, com a participação presencial dos 150 jovens eleitos para participarem da etapa e com os demais votando por meio de link que será enviado no dia da votação. A escolha será precedida pela defesa de cada um dos temas, feita pelos próprios jovens participantes.

O PJ Minas alcançou, em 2022, o número de 121 cidades parceiras – sendo 28 ingressantes – divididas em 18 polos. No total, 2.860 alunos estão participando das discussões e elaboração de propostas, além de outras atividades.