Ônibus lotados e que demoram para passar são algumas das queixas apresentadas por usuários - Arquivo ALMG

Direitos Humanos visita Upa Justinópolis

Comissão recebeu denúncias sobre as más condições dos veículos na Estação do Move Metropolitano em Ribeirão das Neves.

08/08/2022 - 14:27

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta terça-feira (9/8/22), a partir das 7 horas, visita à Estação Upa Justinópolis do Move Metropolitano, que fica na Avenida Denise Cristina da Rocha, em Justinópolis, na cidade de Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte). 

O objetivo é verificar as condições estruturais da estação, o respeito ao quadro de horários e as condições dos veículos utilizados, bem como outras questões relacionadas à qualidade do transporte público metropolitano. 

Consulte a pauta da visita.

A presidenta da comissão e deputada autora do requerimento, Andréia de Jesus (PT), recebeu uma série de denúncias que afirmam o quão caótica é a situação do transporte público em Justinópolis.

A deputada ressalta que os moradores de Ribeirão das Neves “passam horas aguardando o ônibus para trabalhar em Belo Horizonte, pagam uma passagem cara e ainda encontram veículos em péssimas condições, lotados e que demoram para chegar”. 

A parlamentar também apresentou requerimento para futuramente visitar o BRT Move, especificamente as estações Pampulha e Vilarinho, na Capital. A deputada considera a mobilidade urbana como meio de promoção dos direitos fundamentais.

Acompanharão a visita a consultora e articuladora de Rede e Mobilização Social no Movimento Nossa BH, Luana Silva Costa, e pelo Movimento Nossa BH, Juliana Nunes Moreira.

Licitação

A Estação UPA Justinópolis faz parte de contrato de licitação de concessão de serviços públicos, que incluiu a Rodoviária de Belo Horizonte, cinco terminais e mais 16 estações do Move, no último dia 25 de março. 

O processo foi conduzido pelo Executivo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra). Três empresas concorreram e a proposta vencedora, do Consórcio Terminais BH, foi de R$ 20 milhões, o que, segundo informações do próprio Executivo, representaria ágio de 1.829% sobre o valor da outorga mínima proposta no edital. Com a assinatura do contrato, a empresa será responsável pela recuperação, modernização, manutenção e operação dos ativos pelo prazo de 30 anos.