O sucateamento do centro de treinamento da Cemig preocupa deputados da Comissão do Trabalho - Arquivo ALMG

Comissão visita UniverCemig em Sete Lagoas

Deputados querem verificar condições do centro de treinamento da Cemig, depois de receber denúncias do Sindieletro.

26/07/2022 - 09:47

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita a UniverCemig, em Sete Lagoas (Região Central do Estado), nesta quarta-feira (3/8/22), às 10 horas.

O objetivo da atividade, solicitada pelo deputado Betão (PT), é verificar as condições de trabalho no local e a qualidade das acomodações e da alimentação oferecidas aos eletricitários. A UniverCemig fica na Rua Rui Barbosa, 519 – Mangabeiras.

Consulte a pauta da visita.

A visita será acompanhada por representantes do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais (Sindieletro). Segundo a entidade, a UniverCemig, também conhecida como Escolinha da Cemig, vem sofrendo cortes significativos de verba desde 2019.

Segundo as denúncias encaminhadas pelo Sindieletro ao deputado Betão, algumas partes da UniverCemig estariam com a estrutura comprometida, com mofo e infiltrações. Além disso, as refeições fornecidas aos alunos estariam estragadas e o número de funcionários administrativos e instrutores teria sido reduzido drasticamente.

O centro de treinamento da Cemig em Sete Lagoas foi criado em 1967 para formar mão de obra qualificada para as equipes de campo da empresa, que atuam na operação de subestações e na manutenção da rede elétrica. 

O deputado Betão lembra que a instituição é referência para outras empresas do setor elétrico. “O desmonte da UniverCemig se soma aos ataques que a companhia vem sofrendo no governo Romeu Zema, com projeto claro de privatização. E a gente sabe que, em qualquer processo de privatização, a primeira coisa feita é o ataque aos trabalhadores e aos serviços”, afirma o parlamentar.