Em maio, a Comissão de Educação visitou o local para ouvir alunos

Comissão busca esclarecimentos sobre Plug Minas

Audiência pública nesta terça (12) é motivada por queixas sobre a infraestrutura e a gestão do programa.

11/07/2022 - 15:25

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia realiza, nesta terça-feira (12/7/22), audiência pública para debater a gestão do Plug Minas e as condições das instalações do espaço onde funciona o programa, mantido pelo Governo do Estado. Foram convocadas a prestar esclarecimentos a titular da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana, Rosa Maria da Silva Reis, e a diretora do campus do programa, Denise Roberta de Assis Calonge. A reunião será às 10 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.

O Plug Minas é um programa criado em 2009 que tem por objetivo formar estudantes de 14 a 24 anos no empreendedorismo de moda, tecnologia, artes e idiomas. Funciona numa área do bairro Horto, em Belo Horizonte, onde já houve uma unidade da extinta Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem).

Em 2 de maio deste ano, a Comissão esteve no local para averiguar as condições de oferta do programa. A presidenta, deputada Beatriz Cerqueira (PT), ouviu queixas de alunos e professores do Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias (Cicalt), gerenciado pelo Plug Minas.

As reclamações sobre a precariedade do espaço e a situação de abandono do Cicalt motivaram a convocação das duas gestoras para falar sobre os problemas. Na visita, foi constatada a presença de mofo, goteiras, infiltrações e bichos peçonhentos. A Comissão também verificou falta de energia elétrica, de acesso à internet e de segurança patrimonial, além de número insuficiente de professores.

Os estudantes do Cicalt ainda reclamaram da suspensão do vale-transporte pelo governo, o que aumentou a evasão, porque muitos alunos não conseguem pagar pela condução. Também houve reclamações da incorporação, no local, das classes da antiga Escola Estadual Amélia de Castro Monteiro, desalojada da sede onde funcionou por mais de 60 anos.

A audiência pública foi solicitada, em conjunto, pelas deputadas Beatriz Cerqueira e Ana Paula Siqueira (Rede). Além das duas gestoras, devem participar do debate professores e alunos do Plug Minas.