Duarte Bechir foi o relator do projeto na Comissão de Transporte

Guichês de pedágio podem ficar abertos em horário comercial

Projeto prevê que concessionárias mantenham todos os guichês em funcionamento nas rodovias, para evitar filas.

14/06/2022 - 12:35

O Projeto de Lei (PL) 3.725/22, do deputado Tadeu Martins Leite (MDB), recebeu parecer favorável da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (14/6/22). O deputado Duarte Bechir (PSD), relator da matéria, foi favorável ao projeto na forma de um novo texto, o substitutivo nº 1, apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça.

O projeto dispõe sobre o funcionamento dos guichês nas praças de cobrança de pedágio nas rodovias do Estado. A matéria obriga as empresas concessionárias a manterem todos os guichês abertos e em funcionamento no horário comercial, de forma a evitar filas em momentos de grande fluxo de veículos.

O projeto estabelece ainda que a concessionária que descumprir tal obrigação ficará sujeita às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. A fiscalização caberá ao Poder Executivo.

O substitutivo nº 1 faz adequações técnicas ao texto e altera o artigo 2º do projeto, estabelecendo que serão definidos em regulamento a forma e o prazo de implementação da obrigação prevista pela matéria, no prazo de 90 dias contados da data de publicação da lei.

A matéria tramita em 1º turno e ainda será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e de Fiscalização Financeira e Orçamentária antes de ser analisada em Plenário.