A Comissão de Saúde discutiu a retenção de recursos para hospitais filantrópicos em novembro do ano passado - Arquivo ALMG

Comissão debate problemas do Hospital Hélio Angotti

Instituição filantrópica enfrenta dificuldades por atrasos e retenções indevidas de recursos pela Prefeitura de Uberaba.

23/05/2022 - 12:06

A situação do Hospital Hélio Angotti, de Uberaba (Triângulo Mineiro), será debatida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (24/5/22), às 9h30, no Auditório do andar SE.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.

Segundo o deputado Arnaldo Silva (União Brasil), que solicitou a realização da audiência pública, o Hospital Hélio Angotti enfrenta dificuldades devido a atrasos e retenções indevidas de recursos pela Prefeitura de Uberaba. “Esses atrasos e retenções têm inviabilizado o funcionamento do hospital, gerando enorme transtorno para o público atendido pela instituição”, argumenta o parlamentar.

O Hospital Hélio Angotti é uma referência em tratamento para câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando pacientes de 59 municípios da região de Uberaba. Em reunião da Comissão de Saúde realizada em novembro de 2021, a direção do hospital informou que o deficit mensal da instituição filantrópica gira em torno de R$ 1,2 milhão.

Nessa mesma reunião, foi debatido o desvio de recursos de emendas parlamentares para outras finalidades. Esses recursos são encaminhados aos municípios, que, por sua vez, fazem o repasse para as instituições beneficiadas. Mas, no caso do Hélio Angotti, verbas para a aquisição de equipamentos teriam sido utilizadas no pagamento de salários de médicos e na compra de medicamentos.