Iniciativa de desenvolver turismo de base comunitária foi da deputada Leninha

Turismo pode ajudar comunidades tradicionais de Minas

Projeto que cria Política Estadual de Turismo de Base Comunitária passa em 1º turno, no Plenário.

21/10/2020 - 16:06

Projeto de Lei (PL) 150/19, da deputada Leninha (PT), que institui a Política Estadual de Turismo de Base Comunitária no Estado, passou em 1º turno no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em Reunião Extraordinária nesta quarta-feira (21/10/20), os parlamentares aprovaram a proposição na forma do substitutivo (novo texto) apresentado anteriormente pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, mas que não alterou a essência do projeto.

A finalidade geral do turismo comunitário, segundo a autora do projeto, seria a geração de emprego, renda e inclusão social para vários grupos no Estado, baseado na história, na gastronomia e em diversas outras manifestações culturais presentes no território mineiro. "Aprovar esse projeto é começar a criar estratégias de desenvolvimento econômico e social com base nessas atividades", afirmou.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Desenvolver esse tipo de turismo em conjunto com as políticas do Estado e dos municípios envolvidos seria também uma forma importante de tirar o Estado da "extrema dependência econômica em relação à mineração", conforme defendeu a deputada Leninha. Durante a reunião de Plenário, a parlamentar afirmou que Minas Gerais já recebeu quase 30 milhões de turistas durante o ano de 2019, o que também justifica investir mais no turismo de base comunitária.

O projeto traz objetivos específicos da política, tais como a promoção de empresas familiares e comunitárias, para que os habitantes das comunidades possam administrar seu próprio desenvolvimento, incluída a gestão dos destinos turísticos locais ou a otimização do uso dos recursos ambientais, mantidos os processos ecológicos essenciais. "Acolher pessoas, oferecer boa comida, realizar festas e eventos culturais é coisa que o mineiro sabe fazer muito bem", disse Leninha.

Pandemia e turismo - Como o projeto foi apresentado em 2019, não pode levar em consideração o impacto da pandemia de Covid-19 sobre o setor turístico. Esse impacto também sobre a renda e a própria sobrevivência de quilombos e comunidades tradicionais, no entanto, foi destacado pela autora, para explicar a importância de se tratar o tema neste momento. 

"É muito adequado não apenas a preocupação da autora em buscar que as comunidades e os povos tradicionais se beneficiem da atividade turística, mas também o próprio momento em que a matéria tramita", destacou à época o relator na Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Virgílio Guimarães (PT).

Para a deputada Andréia de Jesus (Psol), a deputada Leninha foi extremamente "sensível e criativa" ao apresentar tal projeto, porque ao mesmo tempo em que essa política poderá desenvolver economicamente as regiões também será fundamental para ajudar a preservar os territórios e povos tradicionais mineiros.