Parlamentares fizeram pronunciamentos remotos na fase de Oradores da Reunião Ordinária de Plenário
Laura Serrano comentou o avanço da rede pública estadual no Ideb

Educação e cultura pautam pronunciamentos no Plenário

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia-Geral da ONU foi outro tema abordado pelos parlamentares.

23/09/2020 - 17:15

Durante a Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (23/9/20), parlamentares pediram a palavra para comentar o desempenho do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ações de fomento à cultura e o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A deputada Laura Serrano (Novo) comemorou o avanço da rede pública estadual de Minas no Ideb, principal indicador da educação brasileira. Conforme informou, o Estado conseguiu sua maior nota na avaliação do ensino médio, que saltou de 3,6, em 2017, para 4, em 2019.

Nos anos inciais do ensino fundamental foi mantida a nota de 6,5, a quarta melhor do País, segundo a deputada. Já em relação aos anos finais do ensino médio, foi registrado o crescimento de 4,4, em 2017, para 4,6, em 2019.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Para Lauro Serrano, esses resultados atestam a responsabilidade da gestão da educação básica no governo de Romeu Zema.

Entre as ações adotadas pelo Poder Executivo estadual, ela destacou campanha que busca o retorno de alunos que abandonaram as aulas, programa de reforço escolar e obras de infraestrutura nas unidades de ensino.

A deputada ressaltou que a evolução da educação contribui para a igualdade de oportunidades, que se reflete no futuro no mercado de trabalho.

Cultura – A abertura de edital da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo para a promoção das culturas populares de Minas foi o tema do pronunciamento da deputada Andréia de Jesus (Psol). De acordo com a parlamentar, a proposta, acatada pelo governo, foi construída por movimentos sociais, artistas e comunidades tradicionais, e vai garantir uma assistência mínima neste contexto de pandemia.

“O trabalho que fizemos junto à Secretaria de Cultura e a aprovação nesta Casa das emendas parlamentares impositivas (que vão financiar a iniciativa) permitiram essa resposta concreta”, salientou, ao lembrar a importância dessa ação para a valorização de culturas que, no seu entender, estão sendo esmagadas.

A deputada também parabenizou a Assembleia pela realização do Seminário Virtual Lei Aldir Blanc, que tem o objetivo de discutir a norma federal para auxílio ao setor cultural e as ações necessárias para a sua operacionalização no Estado. “A cultura, associada às práticas educativas, é a melhor saída para um país adoecido”, afirmou.

De acordo com a Lei Aldir Blanc, a União entregará para estados, Distrito Federal e municípios R$ 3 bilhões para aplicação em ações emergenciais de apoio à cultura. Somente para Minas Gerais, serão destinados cerca de R$ 135 milhões.

Dircurso na ONU - O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia-Geral da ONU foi abordado pelo deputado Virgílio Guimarães (PT) e pela deputada Andréia de Jesus.

Os dois parlamentares criticaram a maneira como Bolsonaro se referiu às queimadas, tentando negar o problema ou culpando os índios e os caboclos. Para Virgílio Guimarães, o “discurso amesquinhado” do chefe do Executivo reflete as dificuldades internas vividas pelo governo federal e terá um grave reflexo na economia. “Essa fala irresponsável choca o mundo e fecha as portas do Brasil para as exportações. Acredito que o acordo do Mercosul com a União Europeia saiu gravemente arranhado por esse malfadado pronunciamento”, declarou.

Por outro lado, o parlamentar defendeu que o Governo de Minas e, especialmente, a Assembleia fizessem um contraponto à fala presidencial. “Vamos construir um conceito alternativo, que busque ampliar nossas exportações e trazer mais investimentos para Minas”, propôs.