Iniciativa vai garantir o manejo e o descarte adequado dos remédios recolhidos - Arquivo ALMG
Ana Paula Siqueira alerta sobre riscos da automedicação e do descarte incorreto de resíduos de saúde - Arquivo ALMG

ALMG fará coleta de medicamentos vencidos, na sexta (25)

Com ponto de recolhimento na entrada do Palácio da Inconfidência, iniciativa visa descarte seguro de remédios.

18/09/2020 - 18:09

Os riscos da automedicação, assim como os perigos do descarte inadequado de remédios e resíduos de saúde estão em foco numa parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Conselho Regional de Farmácia do Estado (CRF-MG).

Como iniciativa desta união, na próxima sexta-feira (25/9/20), data em que é celebrado o Dia Internacional do Farmacêutico, haverá, na entrada do Palácio da Inconfidência (Rua Rodrigues Caldas, 30), das 9 às 14 horas, um ponto de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso, dentro do projeto Traga de Volta.

Idealizado pelo CRF-MG, o Traga de Volta objetiva recolher remédios vencidos e/ou em desuso para gerenciamento, manejo e descarte seguro. Na oportunidade, também serão divulgadas informações sobre formas corretas de dispensar esse tipo de resíduo.

Não à automedicação - Em Minas Gerais, desde 2015, no mês de junho, é realizada a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação, prática danosa, mas comum no Brasil.

Como forma de dar continuidade às ações de alerta para o perigo do consumo de remédios por conta própria, sem a adequada orientação profissional sobre doses, efeitos colaterais e afins, o Legislativo apoia o projeto de coleta do CRF-MG, que também tem como foco a segurança sanitária e a saúde da população.

O portal do Conselho ainda destaca que setembro é o mês de prevenção ao suicídio, alertando que o uso indiscriminado e/ou inadequado de medicamentos também contribui para o aumento de casos de intoxicação e morte.

Para a presidenta do CRF-MG, Júnia Célia de Medeiros, “todas as etapas - da aquisição ao descarte dos medicamentos - são essenciais para a segurança do paciente, da sociedade e do meio ambiente. Medicamentos somente devem ser adquiridos para a indicação correta, na dose e quantidade adequadas para o tempo de uso”.

Deputada teme aumento da automedicação devido à covid-19

Responsável pelo envolvimento da ALMG no projeto Traga de Volta, a deputada Ana Paula Siqueira (Rede) avalia ser muito importante "a Assembleia, um órgão que sempre está diante dos debates sobre saúde pública e responsabilidade social, apoiar uma campanha como esta do Conselho Regional de Farmácia".

Para a parlamentar, a automedicação é um problema cultural na sociedade brasileira, inclusive, com o consumo excessivo de remédios e o risco de intoxicação. Ela ainda ressalta a possibilidade de aumento desse uso indevido de remédios em razão da chegada do novo coronavírus.

"Na pandemia, isso se intensificou, com a preocupação e a ansiedade das pessoas, compreensível para o momento que vivemos. Mas precisamos alertar a população sobre os riscos desse comportamento e também sobre o descarte correto de medicamentos que não vamos utilizar ou que estão vencidos. Os remédios descartados de forma incorreta, sem cuidado, junto ao lixo comum, são um risco para outras pessoas. Os farmacêuticos são parte fundamental nesta conscientização”, aponta Ana Paula Siqueira.