Na plenária final de cada edição do PJ Minas, jovens ocupam o lugar dos deputados, no Plenário da ALMG - Arquivo ALMG
João Pedro participa do PJ Minas desde 2018. Ele confia no protagonismo do jovem como fator de mudança da sociedade - Arquivo ALMG
Desafios de jovens em tempos de pandemia suscitam reflexões

Evento discute desafios de ser jovem durante a pandemia

Semana Estadual das Juventudes tem participação da Assembleia e programação on-line que vai até terça-feira (18).

14/08/2020 - 17:40

Em cumprimento a uma lei aprovada há quatro anos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) realizam mais uma edição da Semana Estadual das Juventudes. O tema desta vez é  “Juventudes e Conexões: Os desafios de ser jovem em tempos de pandemia”.

O evento, em formato digital, começou no último dia 11 e vai até a próxima terça-feira (18/8/20), quando haverá uma live, às 18 horas, no canal da Sedese no YouTube. O servidor da Assembleia Ricardo Moreira, integrante da coordenação estadual do projeto Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), será um dos debatedores. A proposta desse encontro é refletir sobre a participação social dos jovens, via conselhos e movimentos estudantis, e a relação deles com os Poderes constituídos.

Todos os jovens do Estado, especialmente os que integram a edição 2020 do PJ Minas, estão convidados a acompanhar a live e enviar suas perguntas e comentários.

No dia 11 de agosto, é comemorado o Dia do Estudante; e no dia 12, o Dia Internacional da Juventude, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Minas Gerais, o deputado Ulysses Gomes (PT) foi autor do projeto que deu origem à Lei 22.413, de 2016, que instituiu a Semana Estadual das Juventudes, como mais uma oportunidade para discutir canais de participação na construção de políticas públicas para o segmento.

"As barreiras que os mais jovens enfrentam para seu pleno desenvolvimento ainda são enormes", destaca o parlamentar, citando os altos índices de homicídios, principalmente entre os negros e os mais pobres, passando pelo desemprego e falta de acesso à saúde e à educação de qualidade.

"Ainda há muito o que fazer, mas essa situação nos dá força para continuar lutando", diz o deputado. Ele espera que a ALMG possa em breve retomar também a realização do Fórum Técnico Jovens nas Gerais, evento que foi suspenso em virtude da pandemia. 

A programação da Semana Estadual das Juventudes inclui discussões sobre assuntos que são influenciados diretamente pelo cenário causado pela pandemia de Covid-19. Do debate de terça (18) também participarão o conselheiro titular pela Pastoral da Juventude da Diocese de Oliveira, Vinícius Borges Gomes, e a conselheira titular pela União Nacional dos Estudantes (UNE), Rayssa Lemes.

Há 17 anos, Assembleia estimula participação política dos jovens

Uma das diretrizes da Assembleia Legislativa de Minas é oferecer educação política e formação para a cidadania à população. Para os jovens, há iniciativas específicas como o projeto Parlamento Jovem de Minas, que este ano está na 17ª edição. Desenvolvido em parceria com as câmaras municipais, na edição 2020 os jovens estão debatendo o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.

A pandemia causada pelo coronavírus e a necessidade de distanciamento social fizeram com que as atividades presenciais do projeto fossem temporariamente suspensas. Mas as discussões e atividades seguem nas plataformas digitais e nas redes sociais do PJ Minas.

Depoimentos - Na Semana Estadual das Juventudes, a página do projeto no Facebook divulga posts com depoimentos dos jovens sobre o que querem para seu futuro e para o meio ambiente.

O estudante João Pedro Silva de Souza, do Parlamento Jovem de Alfenas (Sul), é enfático: “No Brasil, ser jovem é muito mais do que ter entre quinze e vinte e nove anos. E nós aprendemos isso cedo. Somos as maiores vítimas da violência e somos quem tem menos voz nas políticas públicas (mesmo quando elas supostamente irão nos beneficiar) e isso só para citar alguns exemplos”.

Para João Pedro, a esperança de mudar essa situação está na mobilização e no protagonismo dos jovens. “Somos uma geração de mudança. Nem o mundo, nem o país, nem nós mesmos seremos como nossos pais”, conclui.

Já a estudante Ester Nascimento, do município de Resplendor (Rio Doce), pretende impactar sua cidade com atitudes simples e sustentáveis. Em breve, ela planeja ajudar a organizar um grande mutirão, mobilizando a comunidade com ações de limpeza em caixas d’água, combate ao desperdício, separação de lixo etc.

“Se planejamos grandes ações para o futuro, mas não praticamos sequer as pequenas, não creio que iremos longe. Mas se todos fizermos um pouco, poderemos pensar em um doce e lindo amanhã para as próximas gerações", diz a jovem.

Emanuele Caroline, do PJ Minas de Camanducaia (Sul), diz que espera um mundo com mais paz, no futuro: "A paz de poder sair sem medo de que algo aconteça comigo ou com a minha família e amigos, de conseguir seguir a profissão que eu sonho, de terminar a escola e a faculdade, de estar em um meio ambiente saudável, onde os meus filhos possam viver bem", declara a estudante de 17 anos.