Esta será a quinta edição de 2020 a tratar de questões ambientais - Arquivo ALMG

Governança ambiental é tema do Pensando em Minas

Live está programada para esta quarta (12), às 10 horas, no canal do YouTube da Escola do Legislativo.

11/08/2020 - 15:44

A próxima live do Pensando em Minas vai abordar os desafios da governança ambiental no Brasil. A transmissão acontece nesta quarta-feira (12/8/20), às 10 horas, pelo canal do YouTube da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O público poderá participar enviando perguntas e comentários pelo chat. Posteriormente, o programa também será exibido pela TV Assembleia.

Esta será a quinta edição de 2020 a tratar de questões ambientais. Dessa vez sob o ponto de vista da governança, refletindo sobre os desafios a serem enfrentados pelos atores envolvidos na área, especialmente o setor público em suas diversas esferas

Para o debate, estarão on-line Ana Euclydes e Augusto Henrique Lio Horta. Ana é gerente da consultoria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALMG, doutora em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Geografia. Augusto é professor de Direito Ambiental da Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen, assessor da presidência da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam-MG) e mestre em Direito Constitucional. O mediador será Alexandre Bossi, consultor e professor da Escola do Legislativo. 

O público-alvo são pesquisadores e interessados, além dos estudantes do Parlamento Jovem que elegeram o meio ambiente para tema do projeto no período de 2020 e 2021.  

Sobre o programa - O Pensando em Minas, realizado em parceria com a TV Assembleia, promove um bate-papo entre pesquisadores e especialistas sobre temas da contemporaneidade que sejam relevantes para o processo legislativo e para a formação cidadã. A ideia é divulgar e valorizar o conhecimento científico, propiciando discussões mais profundas sobre assuntos de interesse da sociedade.

Nepel - O debate acontece a partir do artigo “Governança ambiental no contexto do conflito: um ensaio a partir do paradigma da complexidade”, de autoria de Augusto Henrique Lio Horta, em que se discute os distintos sistemas que compõem a governança  ambiental brasileira. 

O texto é capítulo da obra “Políticas públicas: múltiplos olhares”, lançada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola do Legislativo (Nepel), com organização dos professores e consultores Antônio José Calhau de Resende e José Alcione Bernardes Júnior.