Coordenação estadual realizou diversas videoconferências com participantes dos polos regionais do projeto
Câmara de Bocaíuva foi uma das que realizaram oficinas virtuais
Estudantes que participam do PJ receberam em casa os kits para a festa virtual
Em posts para as redes sociais, estudantes como Thiago falam sobre a importância do tema

Pandemia impõe restrições, mas PJ Minas 2020 não para

Visitas técnicas foram remotas, e coordenadores agora discutem adequações para continuidade do PJ em todo o Estado.

15/07/2020 - 09:00

O calendário do projeto Parlamento Jovem, edição 2020, está sendo discutido e terá que ser readequado, por causa da pandemia de Covid-19, que impede a realização das atividades presenciais. Mas as interações entre os jovens, as reuniões entre coordenadores e as atividades de formação continuam em andamento.

Câmaras municipais, parceiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na realização do programa, fazem o que podem para manter viva a discussão sobre o tema deste ano, que é Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Escola do Legislativo da ALMG, juntamente com os demais membros da coordenação estadual, realizou, entre maio e junho, uma série de visitas técnicas aos 18 polos regionais participantes. Desta vez, por meio de videoconferências. As reuniões, via aplicativos como Zoom, Google Meet e o Jitsi Meet, tiveram a participação de representantes de 90 câmaras municipais.

Ao todo, foram 140 pessoas presentes, entre coordenadores, monitores e vereadores. Nesses momentos, eles compartilharam as iniciativas que deram certo na mobilização dos estudantes e também as dificuldades impostas pela pandemia, com o fechamento das escolas e de algumas câmaras.

Virtual x Presencial - Nas redes sociais do PJ Minas, da Assembleia e das câmaras parceiras, é possível encontrar um vasto material sobre o tema e subtemas do PJ 2020. Foram muitos os vídeos produzidos para as oficinas de formação; muitas transmissões ao vivo; criação de grupos de WhatsApp e contas de Instagram específicos para o projeto, entre outras inúmeras ações. No Polo Sul I, até a tecnologia do QR Code foi usada para captar estudantes.

Mas a falta de equipamentos e de acesso à internet de qualidade por boa parte dos jovens, principalmente nas escolas públicas, nos municípios menores e na zona rural, tem sido um limitador. “Daí a importância de rediscutirmos o calendário. O meio digital é um grande aliado, mas não podemos fazer tudo virtualmente, porque deixaríamos muita gente de fora e não queremos isso”, diz a diretora da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz.

A expectativa da coordenação é que, em breve, possam ser retomadas as plenárias presenciais, momentos tão ricos e que despertam tanto o interesse dos jovens. Nova reunião remota com os coordenadores de polos está marcada para o dia 20 de agosto, para continuidade da discussão sobre os ajustes no cronograma do projeto.

Iniciativas demonstram criatividade e conteúdos são compartilhados

Na cidade de Paracatu, polo Noroeste, a Escola do Legislativo local transformou o PJ Minas em um game, para atrair e manter os estudantes envolvidos com o projeto. No último dia 10 de julho, realizaram até uma festa junina virtual, com entrega de kits na casa de cada um dos 30 alunos participantes.

"Um país pode ser transformado com o vigor dos jovens, desde que eles aprendam, entendam e participem da vida política", explica Alzira Fernanda, em um vídeo onde aparece fantasiada para o "Arraiá", tudo para interagir com os jovens e ensinar sobre política e meio ambiente, conforme ela mesma diz.

Em Bocaiúva, polo Norte, a equipe fez até uma música para a edição deste ano. Na mesma cidade, a coordenadora do PJ Rosely da Silva Efraim encomendou camisetas para os estudantes, mesmo com a suspensão das atividades presenciais.

De suas casas, estudantes de Montes Claros, como Júlia Lima Barreto, gravam vídeos com dicas sobre atitudes sustentáveis no dia-a-dia. Em outro vídeo, Stéfanni Nogueira, do PJ de Monte Alegre de Minas (Polo Triângulo), mostra como reuniu a família para fazer a separação correta do lixo doméstico.

Em depoimentos nas redes sociais, Bruna Campos, de Poços de Caldas (Polo Sudoeste), também conta que está envolvendo toda a família em torno de práticas mais sustentáveis e de preservação do meio ambiente. Thiago Salatiel, de Viçosa (Polo Caparaó), afirma que o PJ despertou seu interesse sobre o que está acontecendo com as florestas, fauna e flora do planeta.

No Polo Metropolitano houve lançamento virtual integrando as três câmaras parceiras: Belo Horizonte, Juatuba e Felixlândia, com o desenvolvimento também de vários trabalhos colaborativos regionais e vários encontros virtuais. Em Belo Horizonte, também foram encaminhados kits do PJ Minas para a casa de cada aluno participante.

Na opinião de Ricardo Moreira, servidor da Assembleia e membro da coordenação estadual, apesar das dificuldades, o desenvolvimento de videoaulas e a utilização de diversos recursos de interação digital, criação de grupos regionais de mobilização e comunicação por WhatsApp acabaram fortalecendo a rede do PJ Minas, com o compartilhamento de conteúdo e soluções entre os polos regionais.

Pandemia faz tema se tornar ainda mais relevante

Se a pandemia trouxe como consequência a não realização das atividades presenciais, por outro lado, ela dá aos participantes motivos para ampliar ainda mais a discussão, relacionando o meio ambiente com as questões de saúde pública e desenvolvimento.

Por meio de vídeos produzidos pela PUC Minas, que também apoia o Parlamento Jovem, por exemplo, são tratadas questões como o isolamento social e a diminuição da poluição, a quantidade de lixo gerado durante a pandemia e como combater o coronavírus sem ter acesso à água tratada.

Já o aumento das queimadas na Amazônia, a partir do mês de março, chama atenção para a legislação ambiental e a proteção das florestas. Esse e outros assuntos correlatos são abordados na série de videos É Lei, produzidos a partir de um trabalho da Consultoria de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. A equipe preparou um consolidado de toda a legislação ambiental mineira, especialmente para os participantes do PJ Minas.

Esses e vários outros vídeos das oficinas de formação temática do projeto estão disponíveis no canal do PJ Minas no Youtube. Acompanhe o PJ Minas também no Facebook e no Instagram.